Procissão de Santa Luzia saiu às ruas de Penafiel

Nos dias 9 e 10 de Setembro Penafiel voltou a prestar devoção a Santa Luzia. 
Os pontos altos da festa foram a missa e a Procissão.
Do programa fez ainda parte o concerto de Tony Garcia e bailarinas, peditório na cidade, leilão, sessões de fogo de artifício e atuação do Grupo Folclórico de Penafiel

A Procissão que saiu pelas 17h30 e contou com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, estandartes, dezenas de figuras alegóricas, 7 andores, comunidade paroquial da cidade e Banda de Música.
Este ano foram oferecidas duas bandeiras, aumentando e enriquecendo a Procissão. 
A bandeira de Santo Amaro-oferecida pela comissão de 2014 e a bandeira do Sagrado Coração de Jesus-oferecida pela comissão de 2017.

A presidir às cerimónias esteve o Pároco da Cidade de Penafiel, Padre Paulo Jorge. 
Este ano a procissão teve um itinerário diferente que gerou muita polémica. 
Mudança foi contra a tradição secular e da população em geral. 
Foi uma decisão do pároco, que apesar de se mostrar satisfeito não conseguiu o mesmo da comunidade que está revoltada com decisão.
Foi o ano em que a Procissão teve menor participação e pessoas a assistir. 
Veja algumas fotografias da procissão.















Comentários

Interessante! Bem merece pois Santa Luzia foi o berço na idade média de Moazares. Local atraente, belo e propicio para o bem estar da população. Merece ser estudado, pesquisado e visitado. Gosto dos caminhos estreitos, do cheiro a campo, das pedras das Capela. Não a estraguem mais...tijoleira debaixo do alpendre? Pedras rectangulares como as da Capela Sra do Rosário do MONTE _ Guilhufe seria o indicado. Visitem o alpendre na Sra do MONTE e vejam que pavimento de 1612 tão encantador. Gestpatrimonium