Penafiel dos Tempos Idos | Procissão de São Francisco

A Ordem Franciscana Secular de Penafiel sediada na Igreja do Senhor do Calvário da nossa Cidade de Penafiel, tinha por tradição organizar as festividades em honra de S.Francisco, com a Procissão de Penitência como ponto alto dos festejos. 
Recordamos agora no ano de 1967, cujo programa contou com uma procissão de velas e a Procissão de Penitência nos dias 7 e 8 de Outubro.

Nos dias 5, 6 e 7 realizou-se o tríduo com pregação.
No sábado dia 7, a Procissão de velas com nova Imagem de Nossa Senhora de Fátima e os pastorinhos e ovelhinhas como diz o cartaz.

No dia 8 a imponente Procissão de Penitência com a participação da comunidade, confrarias da cidade, dezenas de figurantes, autoridades civis, e vários andores entre os quais- NªsªFátima, NªSªConceição, Santo António, S.Roque (que veio da sua capela), Sta Isabel da Hungria, Sta Isabel de Portugal, S.Luis rei de França, Bem-casados: S.Lúcio e Santa Bona, S.Ivo, Santa Angela, Santa Margarida de Cortona, Santa Rosa de Viterbo, Santa Clara de Assis e estigmatização de S.Francisco.
Veja algumas fotografias da Procissão
Andor de Santo António



Figurantes

Andor de Santa Margarida de Cortona

Santa Margarida de Cortona e atrás o andor de S.Roque, que veio da sua capela.

São Luís rei de França
Andor de S.Francisco


 Sermão pelo orador Reverendo Dr. Mendonça da Ordem Terceira, de Leça da Palmeira, na ponte junto ao Santuário do Sameiro.

Procissão em Penafiel
Agradecimento

Terminada a procissão em honra de S. Francisco de Assis, no passado dia 8 de Outubro a V. Ordem Terceira de S. Francisco sente-se na obrigação de publicamente dizer o seu MUITO OBRIGADO.

Ao Rev. P.e Albano, zeloso Pároco da Cidade, que se dignou presidir à Procissão e nos deu todas as facilidades, ao Ex.mo Snr. Presidente da Câmara e às demais Autoridades Civis, Militares e judiciais que nos deram a honra de sua presença, ás irmãs religiosas que tanto brilho deram à nossa e sua Festa, ás Fraternidades da Ordem Terceira de S. Francisco, de Ovar e de Freamunde, que vieram, em grande número confraternizar connosco, à V. Ordem Terceira do Carmo desta cidade, que teve o gesto simpático de também se incorporar, aos abnegados Bombeiros Voluntários de Penafiel, sempre no seu posto, aos Armadores que tão bem se houveram na organização da Procissão, dos andores, iluminação e instalação sonora, aos que sacrificadamente transportaram os andores e a todos que se incorporaram na procissão, à Banda de Música e aos afinados grupos corais de Penafiel e do Seminário Franciscano de Montariol, Braga, à Televisão e à Rádio, aos filmadores e fotógrafos, à imprensa em geral, e em particular à desta cidade, a todos os que de perto ou de longe contribuíram com as suas esmolas, seu trabalho, e a sua amizade, a todos, sem excepção, o nosso mais profundo reconhecimento.

Fostes vós os verdadeiros promotores e autores de tão bela Procissão, que jamais esquecerá, página de oiro nos Anais de Penafiel.

Que S. Francisco a todos abençoe generosamente.

MUITO OBRIGADO PENAFIEL

Igreja do Calvário, Penafiel
14 -X – 1967

Pela Mesa Administrativa

ANTÓNIO GOMES
P.e DINIS DA COSTA

Comentários