Penafiel é dos Concelhos mais jovens de Portugal

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, acerca do Retrato Social Territorial de Portugal 2017, mostram que a Região do Tâmega e Sousa é a mais jovem de Portugal continental, graças a indíces relativos aos concelhos de Penafiel, Lousada e Paços de Ferreira e Paredes (que agora está na Área Metropolitana do Porto)


Penafiel pertence ao grupo dos 18 concelhos de Portugal que  ainda tem “um efectivo em idade jovem maior do que o efectivo idoso”, ou seja, um índice inferior a 100. 

Em Penafiel o número de jovens é superior ao de idosos.
O índice de envelhecimento traduz-se no número de pessoas com 65 e mais anos por cada 100 pessoas menores de 15 anos. Ou seja, um valor inferior a 100 significa que há menos idosos do que jovens, ou seja, por cada 100 idosos o número de jovens é superior. 


Câmara Municipal de Penafiel continuará a apostar numa política para a juventude. 

No discurso de tomada de posse para o 2ºmandato como Presidente da Câmara Municipal de Penafiel salientou a importância da juventude para a dinâmica, desenvolvimento e futuro sustentável do concelho, garantindo que: " A política de juventude de uma autarquia tem de ser transversal Às diferentes áreas de intervenção." 

"Os jovens estarão sempre no topo das prioridades da autarquia. Para nós, os jovens, com a sua irreverência, com as suas capacidades, qualificações, espírito criativo, talento e energia, serão, sempre, um dos principais agentes de desenvolvimento do nosso concelho" referiu Antonino de Sousa.

Fotografias- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários