Penafiel Verde distinguida com Selo de qualidade de água pela ERSAR

Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos comprova que a Penafiel Verde assegura uma qualidade de água exemplar, premiando assim a excelente água que chega às torneiras de todos os penafidelenses.


A ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, atribuiu à Penafiel Verde E.M. o selo de qualidade exemplar de água para consumo humano.



Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Este prémio vem provar o excelente serviço prestado pela Penafiel Verde, que todos os dias trabalha para que todos os penafidelenses sejam abastecidos com água de excelente e elevada qualidade. Uma realidade que a própria entidade reguladora do sector reconhece, através da atribuição deste selo de qualidade exemplar da água para consumo humano. Uma palavra de felicitação à administração da Penafiel Verde e claro a todos os colaboradores e funcionários.”

Este selo de qualidade comprova que, de acordo com as avaliações da ERSAR, a Penafiel Verde E.M. assegura uma qualidade de água exemplar, garantindo todos os critérios previstos nas avaliações da entidade reguladora do sector da água e dos resíduos.


Para a Administração da Penafiel Verde EM, “Os responsáveis da Penafiel Verde sempre se preocuparam em servir os penafidelenses com água de qualidade. O trabalho desenvolvido tem contribuído para uma melhoria contínua e gradual da qualidade da água distribuída. A Penafiel Verde vai continuar a trabalhar diariamente para manter o nível de serviço para merecer a confiança dos seus munícipes.”



Com esta iniciativa, a ERSAR evidencia a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, que passam a conhecer as entidades que prestam o melhor serviço em diferentes áreas. Pretende também sensibilizar as entidades gestoras para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas.

Indicadores como água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento, reciclagem de resíduos de recolha seletiva, resposta a reclamações e cobertura de gastos são alguns dos parâmetros que são avaliados.


O júri foi constituído por representantes da ERSAR (que preside), jornal Água&Ambiente, APRH - Associação Portuguesa de Recursos Hídricos, APDA - Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Água, APESB - Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental, DECO – Associação de Defesa do Consumidor, ESGRA – Associação de Gestão de Resíduos e APEMETA – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais.


O selo de qualidade exemplar de água para consumo humano à Penafiel Verde vai ser atribuído oficialmente na 12ª Expo Conferência da Água que decorre a 7 e 8 de novembro, no Sana Malhoa Hotel, em Lisboa.

Fonte desta notícia | Câmara Municipal de Penafiel

Comentários