Penafiel | A Tradição do Pão por Deus

Tradição realizava-se no Dia de Todos os Santos. 
Hoje em dia, muitos jardins de infância recriam esta tradição com os mais novos. A fotografia é de um Pão por Deus da Casa da Sagrada Família de Penafiel

"Em Portugal, o dia de Todos-os-Santos celebra-se no dia 1 de novembro. Nesse dia as crianças saem à rua em pequenos grupos para pedir o pão-por-deus de porta em porta. Antigamente em algumas regiões, quando iam fazer o peditório, as crianças recitavam versos e recebiam pão, broas, bolos, romãs, nozes, amêndoas ou castanhas como oferendas. Estas eram colocadas   em sacos de pano.
São vários os versos para pedir o pão-por-deus:

Ó tia, dá Pão-por-Deus?
Se o não tem Dê-lho Deus!.

Ou então:
Pão por Deus,
Fiel de Deus,
Bolinho no saco,
Andai com Deus.
Como não era muito agradável rejeitar o bolinho às crianças, as desculpas eram criativas:

Olha foram-me os ratos ao pote e não me deixaram farelo nem farelote
A quem lhes recusasse o pão-por-deus rogava-se uma praga em verso ou deixava-se uma ameaça enquanto se fugia em grupo e entre risos.


Esta tradição já era celebrada no século XV. Tem origem no ritual pagão do culto dos mortos, com raízes milenares. Em 1756, exatamente um ano após o terramoto que destruiu parte da cidade de Lisboa, celebrou-se esta tradição. Como a data do terramoto coincidiu com uma data com significado religioso (1 de novembro), no dia em que se cumpria o primeiro aniversário do terramoto, a população aproveitou a tradição para realizar um peditório, com a intenção de manter uma tradição que lembrava os seus mortos. As pessoas, percorreram a cidade, bateram às portas e pediram que lhes fosse dada qualquer esmola, mesmo que fosse apenas pão, dada a fome e miséria que se alastravam a toda a cidade. Nessa ocasião as pessoas pediram "Pão por Deus".
Noutras zonas do país, a tradição manteve-se, embora com algumas variações. Na região centro e estremadura chama-se a este dia o ‘Dia dos Bolinhos’ ou ‘Dia do Bolinho’. Os bolinhos típicos são especialmente confecionados para este dia, sendo à base de farinha e erva doce com mel (noutros locais leva batata doce e abóbora) e frutos secos como passas e nozes."

Comentários