Procissão de São Martinho sai pela 1ªvez na História da Cidade de Penafiel

As centenárias festas de São Martinho vão contar este ano, pela primeira vez, na história da Cidade de Penafiel, com a Procissão em honra do Santo. 

A Majestosa procissão sairá às ruas da cidade e todas as atenções estarão centradas na imagem setecentista de São Martinho, Padroeiro de Penafiel, que virá em andor. 


Paulo Rocha, Pároco de Penafiel, em declarações à lusa, referiu: "
"É interessante que a procissão tenha nascido da vontade do povo, porque o São Martinho é muito o santo do povo aqui em Penafiel, à volta das castanhas e do vinho". 

A ideia surgiu através do grupinho das janeiras que desde então tem trabalhado afincadamente para a realização desta procissão. Fundamental tem sido também o apoio da população e da própria autarquia, que agarraram a iniciativa com muito carinho.



"A realização este ano, pela primeira vez, de uma procissão em honra do São Martinho, o padroeiro da cidade, deverá atrair ainda mais pessoas, prevê o autarca, que fala. Por isso, de um momento “muito especial e histórico”. referiu Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, à Lusa.

Apesar de atrair todos os anos centenas de milhares de visitantes, as festas tinham a lacuna de não trazer o santo à rua. 
“Faltava de facto aqui essa vivência mais espiritual, mais religiosa e, este ano, numa manifestação espontânea que surgiu exatamente da vontade do povo, dos penafidelenses, da cidade e do concelho, numa articulação muito positiva com a paróquia, o São Martinho vai então sair à rua, numa procissão que vai trazer o andor do padroeiro por algumas das ruas da nossa cidade”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel.

Na Procissão vão participar ainda as confrarias, ordens terceiras e irmandades das 8 Igrejas e 2 capelas da Cidade de Penafiel. Haverão ainda algumas surpresas que só serão reveladas quando a Procissão sair à rua. 

Caso tudo corra bem, a organização tem o desejo de organizar algo mais grandioso em 2018.

Já sabe, este sábado dia 11 de novembro-Feriado Municipal-dia de S.Martinho 
10h15-Missa Solene de S.Martinho na Igreja Matriz de Penafiel
11h00- Majestosa Procissão de S.Martinho


Comentários