Câmara de Penafiel reeleita Amiga das Famílias

Câmara de Penafiel reeleita Amiga das Famílias

Penafiel é o único Município premiado da região do Tâmega e Sousa.


A Câmara Municipal de Penafiel foi galardoada com a distinção de “Autarquia + Familiarmente Responsável”, atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, organismo criado no âmbito da Associação Portuguesa das Famílias Numerosas.

Esta distinção, que premeia autarquias comprometidas com políticas amigas das famílias com filhos, com a sua qualidade de vida e inclusão social, foi atribuída pelo segundo ano consecutivo à Câmara Municipal de Penafiel.


Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Pelo segundo ano consecutivo, o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis entendeu premiar o trabalho de Penafiel no que diz respeito à área social. Um prémio que nos deixa extremamente felizes e honrados com o trabalho desenvolvido. Mas não vamos parar por aqui. Neste domínio da capacitação social, vamos consolidar, ainda mais, o conceito de concelho amigo das famílias. Dar suporte aos mais desprotegidos, através de programas de apoio ao desenvolvimento social das famílias em situação de fragilidade e apoio à educação dos mais jovens. A atribuição dos apoios sociais reger-se-á sempre pelos princípios de equidade, da discriminação positiva e da solidariedade social, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos os penafidelenses. A intervenção na área social estará especialmente direccionada para dois eixos: o aumento da empregabilidade e o apoio aos mais idosos.”


As várias medidas implementadas pelo município no que diz repito às políticas sociais e de apoio às famílias valeu esta distinção por parte do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis


A título de exemplo, o Município de Penafiel foi pioneiro, em 2013, na adoção de medidas que beneficiam as famílias com mais filhos, por exemplo, nos descontos nos tarifários de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos e no apoio ao arrendamento. O trabalho da Câmara Municipal tem ainda desenvolvido várias ações no que diz respeito à atração de investimento e criação de emprego e na decisão em manter a taxa mínima do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), atribuindo mais uma medida pioneira em Portugal com um desconto de 70 euros para as famílias com três ou mais filhos.

Para os mais seniores, destaca-se o apoio na aquisição de medicamentos, os serviços de pequenas reparações domésticas e o voluntariado de proximidade.


Na área da saúde, a Câmara de Penafiel dá apoio na aquisição de medicamentos a crianças e jovens, e a munícipes portadores de doença mental, bem como o rastreio para o cancro oral junto dos cidadãos seniores que estejam ou frequentem IPSS’s.


A autarquia apoia também os alunos beneficiários das medidas de ação social escolar, do 1.º ciclo do ensino básico, na aquisição de livros e de material escolar e ainda a crianças da educação pré-escolar e alunos do 1.º ciclo do ensino básico, nas refeições escolares.

Penafiel foi o único Município premiado da região do Tâmega e Sousa

Fonte- Câmara Municipal de Pemafiel

Comentários