Informação Meteorológica | Tempestade Ana afeta Portugal

COMUNICADO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA
Tempestade Ana afeta Portugal Continental

A tempestade Ana irá formar-se a noroeste da Península Ibérica durante este domingo, 10 de dezembro de 2017, embebida numa região depressionária complexa já existente e que se estende até à Escandinávia. A tempestade Ana localizar-se-á sobre o Golfo da Biscaia às 06 horas desta 2ªfeira, 11 de dezembro de 2017, com uma pressão atmosférica mínima prevista de cerca de 965 hPa e resultando de um processo de cavamento intenso, designado de ciclogénese explosiva.
O território de Portugal Continental irá assim começar a ser afetado já a partir da manhã deste domingo, sendo o período mais crítico entre o final da tarde de domingo e a madrugada de 2ªfeira, com impactos expectáveis devido a ventos fortes, precipitação intensa, queda de neve e forte agitação marítima. Em particular, prevê-se precipitação por vezes forte, sendo persistente na região Norte, começando na manhã de dia 10 na região Norte, progredindo para a região Centro durante a tarde, e ao restante território na noite de dia 10 para dia 11.
Prevê-se ainda queda de neve nas terras altas das regiões Norte e Centro no dia 11.
O vento irá intensificar durante o dia 10, tornando-se forte de sudoeste, com rajadas até 110 km/h, podendo chegar a 130 km/h nas terras altas até ao início da manhã de dia 11.
Prevê-se também um aumento da altura significativa das ondas a partir de dia 10, com valores entre 5 e 6 metros, podendo chegar a 10 metros de altura máxima.
Estão emitidos avisos LARANJA relativos a vento, precipitação e agitação marítima em alguns distritos do Continente para os dias 10 e 11 e aviso VERMELHO de rajada para as terras altas das regiões Norte e Centro.
Para mais detalhes sobre os avisos meteorológicos emitidos consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev-sam/
Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:
http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.significativa


Informação- Serviço Municipal de Proteção Civil de Penafiel

Comentários