Paróquia de Penafiel | Avisos Semanais- 17 Dezembro 2017

PARÓQUIA DE PENAFIEL – AVISOS E HORÁRIOS DAS CELEBRAÇÕES
-Segunda-feira, dia 18 de Dezembro, às 21h, haverá reunião com todos os responsáveis da catequese.
-Terça-feira, dia 19 de Dezembro, às 21h, no Centro Pastoral de Penafiel, haverá ensaio conjunto dos coros. Estamos a iniciar um trabalho de formação para os coros que muito poderá ajudar os diretores dos coros, salmistas e coros na realização da sua missão na comunidade. A participação de todos é essencial, pelo trabalho realizado e pela formação que se pretende.
-Neste Tempo de Advento que nos prepara para a celebração do Natal, somos convidados também a fazê-lo pelo Sacramento da Reconciliação.  Dia 22 de Dezembro, sexta-feira, em Penafiel (Matriz), às 19h30, Eucaristia, seguida de Adoração ao Santíssimo e Confissões até às 22h. Acolher o abraço da misericórdia de Deus que nos perdoa e nos purifica é o melhor modo de nos prepararmos para acolher o Senhor que vem ao nosso encontro e nos preenche com a sua presença de graça e ternura no Menino Jesus do Presépio.
-Sábado, dia 23 de Dezembro, às 10h30, as crianças e os jovens da catequese são convidados para uma celebração penitencial que os prepare para a celebração do Natal. Os pais e os catequistas devem providenciar para que as crianças e os jovens possam participar.
-Domingo, dia 24, não haverá a Missa das 18h na Igreja do Calvário, em virtude de se celebrar, à Meia-noite, a Missa do Galo na Igreja do Calvário, com encenação do Evangelho. Por esse motivo, no dia 25, segunda-feira, dia de Natal, também não haverá a missa das 7h na Igreja do Calvário.
-A celebração do Natal do Senhor Jesus é ocasião feliz de encontro em família. Na família, igreja doméstica, e em família alargada da comunidade cristã. Somos, por isso, convidados para a celebração da Missa da Meia-Noite, a Missa do Galo, na Igreja Matriz. No centro da nossa celebração está Aquele que é a razão do Natal, Jesus Cristo. Que o convívio da família não nos impeça o essencial da celebração desse dia.
-No dia 25 de Dezembro, Solenidade do Nascimento de Jesus, haverá alteração nos horário de algumas missas: às 8h30 nos Capuchos e 11h30 na Matriz.
-A propósito da celebração do Natal, somos convidados a conhecer a origem e a história do Presépio. Numa conversa de serão, no próximo dia 27 de Dezembro, no Centro Pastoral de Penafiel, vamos ao encontro desta tradição secular que nos representa o relato evangélico do nascimento de Jesus. Toda a comunidade é convidada a participar.
-Este ano, cumprindo a tradição, iremos cantar as janeiras na nossa comunidade. Cantores, instrumentistas, todos de boa vontade são convidados a associar-se ao grupo das janeiras. O primeiro ensaio será no dia 28 de Dezembro, às 21h, no Centro Pastoral.
-A Comissão que organizou a Festa e Procissão de São Martinho já apresentou as contas à Paróquia. Agradece a todos a colaboração e ajuda. Das receitas, pagas as despesas, há um saldo positivo que será utilizado para a realização de uma imagem de São Martinho, igual à imagem original que está na Igreja Matriz, que possa sair no andor, para que a imagem da igreja possa ser preservada e cuidada porque é património valioso da nossa comunidade.
-Todas as famílias são convidadas a levar a oração proposta para ser feita em família cada dia da semana. Assim será ao longo das 4 semanas do Advento.
-Por motivos de obras de manutenção, conservação e restauro na Igreja da Misericórdia, a missa dominical das 8h é celebrada na Igreja dos Capuchos.

Comentários