Câmara de Penafiel firma protocolo com Incubadora Regional de Inovação Social do Tâmega e Sousa

Projeto social pretende identificar desafios e principais problemáticas da região

Conselho Local de Ação Social de Penafiel constitui novo núcleo executivo


O Conselho Local de Ação Social (CLAS) realizou o primeiro plenário de 2018, iniciativa que permitiu ao CLAS constituir núcleo executivo.

O CLAS, órgão soberano da Rede Social, é presidido pelo Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, e tem como objectivo concertar e agregar esforços para a erradicação ou atenuação da pobreza e exclusão social, assim como a promoção do desenvolvimento social do concelho.


Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel e Presidente do Conselho Local de Ação Social (CLAS), “Em Penafiel vamos continuar a redobrar as nossas atenções para o combate à pobreza e à exclusão social. Queremos também prosseguir no que diz respeito à distribuição mais equitativa dos equipamentos pelo território. Ao núcleo executivo hoje eleito desejo um bom trabalho com o objectivo de tornar o nosso território cada vez mais justo e mais coeso.”


O núcleo é uma instância operativa da Rede Social, representativa do CLAS de Penafiel e após eleição ficou constituído pela Câmara Municipal de Penafiel; Instituto de Solidariedade e Segurança Social; Instituto de Emprego e Formação Profissional (representante do Emprego); ACES Tâmega II - Vale do Sousa Sul (representante da Saúde); Agrupamento de Escolas Penafiel Sudeste (representante da Educação); Associação para o Desenvolvimento de Rio de Moinhos (representante das IPSS´s); e Junta de Freguesia de Guilhufe e Urrô (representante das Freguesias).


Durante o plenário foi ainda apresentado a recente parceria estabelecida entre o Município de Penafiel e a Incubadora Regional de Inovação Social do Tâmega e Sousa – IRIS.

A IRIS- Incubadora Regional de Inovação Social, é um projeto promovido pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento e pela Portus Park, com o apoio da iniciativa Portugal Inovação Social.

Trata-se de uma incubadora de captação de ideias e projetos e apoio à criação, desenvolvimento e aceleração de iniciativas de inovação e empreendedorismo social, vocacionada em particular para a região do Tâmega e Sousa.


A parceria com o Município vai permitir dar seguimento aos seus objetivos, sendo estes direcionados para os desafios e principais problemáticas da região, com o envolvimento dos agentes do território.

Fonte desta notícia- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários