Paróquia de Penafiel- Avisos semanais- 21 Janeiro 2018


PARÓQUIA DE PENAFIEL – AVISOS E HORÁRIOS DAS CELEBRAÇÕES
-Estamos a celebrar a semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Os Cristãos, discípulos de jesus Cristo, não vivem na mesma comunhão. Há divisões que nos separam. Entre Igrejas, mas também dentro da própria comunidade católica. Somos convidados a rezar e pedir ao Pai, com as palavras de Jesus, para que todos sejamos um, como Ele e o Pai são um.
-Sexta-feira, dia 26 de Janeiro, às 21h, no Centro Pastoral de Penafiel, haverá reunião do Conselho Pastoral. A participação de todos nas decisões que tomamos na vida das nossas comunidades é sinal de vitalidade e do compromisso assumido com alegria e dedicação. Cabe aos responsáveis a obrigação de participar na reunião, como cabe a todo o grupo incentivar e ajudar para que o responsável se faça porta voz do grupo no Conselho Pastoral.
-Decorrerá na Universidade Católica Portuguesa, no Porto, entre os dias 29 de janeiro e 1 de fevereiro, as Jornadas de Teologia, sob o tema: “As Metamorfoses da Caridade: A Ação Social e a Igreja do Porto”. As pessoas interessadas podem inscrever-se por mail: marrifana@porto.ucp.pt.
-Dia 2 de Fevereiro, Festa da Apresentação de Jesus no Templo, conhecida popularmente como a festa de Nossa Senhora das Candeias, a Pastoral Familiar Inter Paroquial convida as crianças batizadas e nascidas ao longo do último ano, a participar na celebração da Eucaristia e Bênção das Crianças, nesse dia, às 20h, na Igreja Matriz.
-O Serviço Diocesano de Acólitos vai realizar um encontro de formação no dia 3 de fevereiro, às 9h30, no Convento de Avessadas, no Marco de Canaveses. Os grupos devem organizar-se e fazer a inscrição para participar.
-Dia 3 de fevereiro, na Casa Diocesana de vilar, realiza-se a 28º Jornada Diocesana da Pastoral Familiar, com o tema: “Pela Família, mudar o paradigma do trabalho”. Todas as famílias são convidadas a inscrever-se e participar, de modo especial as famílias que fazem parte da Equipa Inter Paroquial da Pastoral Familiar. É importante que a inscrição se faça até ao fim desta semana.
-Dia 10 de fevereiro, das 9h às 17h, em Bustelo, haverá Retiro de Catequistas. A Assessoria Vicarial da Catequese disponibilizou este dia e convida todos os catequistas a participar neste retiro. A tarefa de anunciar o Evangelho exige que paremos junto do Senhor Jesus nos demoremos a beber na fonte o que com alegria somos convidados a testemunhar aos outros. Para que todos possam participar, nesse fim de semana não haverá catequese nas nossas comunidades.
-A nossa Vigararia vai promover uma semana de formação bíblica, aberta a toda a comunidade, mas especialmente dirigida aos catequistas, leitores e animadores de grupos bíblicos, entre os dias 19 a 23 de Fevereiro, no Centro Pastoral de Penafiel. A formação será orientada pelos Franciscanos Capuchinhos. As pessoas interessadas devem fazer a inscrição na sacristia ou no cartório paroquial, até ao fim do mês de Janeiro.
-O Centro de Cultura Católica, na casa da Torre da Marca, no Porto, promove um Breve Curso de Doutrina Social da Igreja, até junho de 2018. As próximas datas serão as seguintes: 6 de fevereiro, “O Estado e a Sociedade Civil”; 6 de março, “Economia, capitalismo e pobreza; 15 de maio, “O futuro do trabalho humano”; 5 de junho, “Ecologia, justiça e paz”. Não necessita de inscrição e a participação é gratuita. Será orientado pelo Prof. Dr. Jorge Teixeira da Cunha. Todas as sessões iniciarão às 21h.
-Estão a decorrer as janeiras na nossa comunidade. Para além de mantermos a tradição, é uma oportunidade de sermos Igreja em saída, que vai ao encontro de cada realidade. A quantos nos abrirem as portas e nos acolherem a nossa gratidão. As ofertas revertem para as obras.
-Por motivos de obras de manutenção, conservação e restauro na Igreja da Misericórdia, a missa dominical das 8h é celebrada na Igreja dos Capuchos.

Comentários