Penafiel prepara candidatura do Corpo de Deus a Património Cultural Imaterial de Portugal


O Município de Penafiel está a avançar com a candidatura para inscrever a Solenidade do Corpo de Deus, Festas da Cidade e do Concelho de Penafiel, a Património Cultural Imaterial de Portugal.

As festividades realizam-se desde 1540 e delas fazem parte tradições únicas no país, como o Cortejo do Carneirinho, a Cavalhada, os Bailes dos Ofícios, e a Majestosa Procissão do Corpo de Deus que é dividida por uma parte profana e religiosa onde se inlui figuras como a Serpe, estado de S.Jorge, Cavaleiros, Boi Bento e o Carro Triunfal.

Em reportagem ao Porto Canal, Dra Susana Oliveira- Vereadora da Cultura de Penafiel, salientou a importância desta candidatura referindo:  Estas Festas são, de facto, as Festas da Cidade e do Concelho. Toda a comunidade se envolve."

"São festas únicas no país. Penafiel é o único município que conseguiu manter as caracteristicas mais remotas que estiveram na base  dessas festas: a parte profana associada à parte religiosa.
Desde o cortejo do carneirinho, a cavalhada e  os próprios elementos que integram a procissão do Corpo de Deus".

Festividades seculares que se têm preservado "força também da vontade, da disponibilidade da própria comunidade para trabalhar e manter viva essa tradição, realmente formam um conjunto singular e único que importa naturalmente inscrever no inventário nacional do património cultural imaterial".

As celebrações do Corpo de Deus- Festas da Cidade e do Concelho de Penafiel em 2018 realizam-se de 30 de Maio a 3 de Junho.

Comentários