Festival da Lampreia de Penafiel arranca dia 16 de Fevereiro

Festival da Lampreia de Penafiel arranca dia 16 de Fevereiro com mais restaurantes aderentes

Certame encerra programação com tenda gigante no Cais de Entre-os-Rios, no fim de semana de 23 a 25 de março

Festival vai contar com a 1.ª entronização da Confraria da Lampreia de Entre-os-Rios




A Câmara Municipal de Penafiel vai promover, mais uma edição, do “Festival da Lampreia Penafiel 2018”, que irá decorrer de 16 de fevereiro a 25 de março. O evento dedicado à degustação da lampreia vai contar com a adesão de 14 restaurantes espalhados pelo concelho de Penafiel e com a participação de 1 restaurante do Concelho do Marco de Canaveses.


Ao longo de cinco semanas, a Lampreia estará em destaque nos restaurantes “Hotel Pensão Aliança”, “O Sousa”, “O Paladar”, “Casa Doroteia”, “Rocha”, “Mozinho”, “D’Aurora”, “Quinta da Torre – Inatel”, “Mirante do Douro”, “Ramirinho II”, “Solar do Souto”, “Ponte de Pedra”, “Casa das Lampreias”, “Taberna Fininha” e “O Miradouro”.


No ultimo fim de semana do Festival da Lampreia de Penafiel, de 23 a 25 de março, os amantes desta iguaria poderão degustar Lampreia à bordalesa ou com arroz, por apenas 10 euros, nos cinco restaurantes presentes na tenda gigante situada na zona ribeirinha de Entre-os-Rios. Esta iniciativa é organizada pela Câmara de Penafiel com o apoio da APDL (Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo).


Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “A “Rota da Lampreia” vai possibilitar a degustação desta iguaria em vários pontos do nosso
concelho. O objetivo é proporcionar a quem nos visita, uma oportunidade de aprofundar a nossa gastronomia e a beleza do vasto património penafidelense. Deixo um convite para se deliciarem com esta iguaria tão tradicional da nossa região, servida à mesa, com arroz ou à bordalesa, à moda de Penafiel."


No último fim de semana do certame, a zona ribeirinha de Entre-os-Rios, vai acolher no dia 23 de março, às 21h30, a atuação do Grupo Etnográfico Cantar é Viver.

Já no dia 24, às 10h30, terá lugar a 1.ª Entronização da Confraria da Lampreia de Entre-os-Rios. 

Neste dia, destaca-se ainda a presença do Programa “Aqui Portugal”, na RTP, a partir das 14h00, no Cais de Entre-os-Rios.

O último dia do Festival, dia 25, vai contar com as atuações do Rancho Folclórico de Irivo, Grupo Folclórico de Penafiel e Rancho Folclórico de São Mamede de Canelas.


Fonte desta notícia- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários