Câmara de Penafiel volta a candidatar-se a equipa de sapadores florestais

Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, revelou que o município vai candidatar-se, uma vez mais, à criação de uma equipa de sapadores florestais no concelho.

Anúncio foi feito na última Assembleia Municipal de Penafiel enquanto se discutia o papel das autarquias na limpeza das florestas e terrenos.

Perante os deputados, o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel deixou uma garantia! 
“Vamos voltar a tentar constituir uma equipa de sapadores florestais" que fará um trabalho ao longo de todo ano, de prevenção, limpeza e desmatação dos terrenos, apoiando as populações as corporações de bombeiros e autarquia.


Recorde-se que no ano passado Penafiel tinha apresentado uma candidatura para a criação de uma equipa, mas a mesma foi chumbada pelo governo, relembrando que só foram criadas 20 equipas em todo o país!

Já no 136ºaniversário da corporação dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, em julho de 2017, Antonino de Sousa tinha alertado para a necessidade da equipa de sapadores, referindo que Penafiel tem  a 2ªmaior área de floresta do distrito do Porto!

Lamentou o chumbar da criação da equipa dizendo“Apresentamos uma candidatura para a criação de uma equipa de sapadores. Infelizmente, apesar de ter sido pontuada com uma boa nota, não foi aprovada. Todos os dias ouvimos na comunicação social que é preciso apostar na prevenção, mas não há recursos para apoiar uma equipa de sapadores florestais"


Também no 136ºaniversário dos Bombeiros de Penafiel, Antonino de Sousa recebeu das mãos de Eduardo Nunes, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, uma das mais altas condecorações da Liga dos Bombeiros Portugueses.

A proposta de atribuição do crachá de ouro foi apresentada, fundamentada no "apoio incondicional à causa dos Bombeiros, quer como Diretor e Vice Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penafiel, quer como vereador da Câmara Municipal, e agora como Presidente", adotando medidas de apoio quer à associação, quer ao seu corpo ativo.

Comentários