Juventude, Cultura e Atracção de investimento são as prioridades de Penafiel


Antonino de Sousa estabelece prioridades na juventude, cultura e atracção e investimentos e anuncia construção de um novo equipamento cultural, no Centro Histórico de Penafiel



Anúncio foi feito por Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel na sessão Solene do 3 de Março- 248ºaniversário de elevação de Penafiel a Cidade que homenageou 18 instituições e personalidades de prestígio a nível do concelho, na área da cultura.


Durante a cerimónia, a primeira sessão solene do 3 de Março do actual mandato autárquico, o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, considerou este momento como “um novo horizonte temporal, com novos e desafiantes objectivos.”

“A estratégia que definimos, e que foi expressivamente validada pelos penafidelenses, assenta, no essencial, em 3 domínios: maior e melhor capacitação social, consolidação do impulso económico no concelho e reforço da qualidade dos serviços à comunidade”, explicou Antonino de Sousa.


Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal afirmou que vai dar continuidade à aposta na atracção de investimento, “Nos últimos anos foram várias as grandes empresas que decidiram investir em Penafiel e hoje o concelho está bem presente no radar do investimento empresarial em Portugal.
Um investimento que suporte o desenvolvimento da economia local, que promova a criação de emprego e que atraia mais pessoas para o nosso concelho. Agora, o desafio consiste em aumentar
a capacidade de acolhimento de empresas com actividades diferenciadas, com potencial exportador e que privilegiem a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental”, sustentou o autarca.
Ao longo do mandato anterior, a Câmara Municipal de Penafiel entendeu dar especial atenção a temas como à área social, às empresas e aos empresários, à educação e ao desporto. Na primeira cerimónia do novo mandato, a Câmara Municipal deu destaque à cultura, como tema central das comemorações.

“Vemos na actividade cultural um extraordinário instrumento difusor das raízes culturais de Penafiel e de incentivo à criatividade e ao desenvolvimento do espírito crítico. E, tal como até aqui, assumimos a autonomia dos agentes culturais locais como princípio orientador da política municipal de Cultura. À autarquia reservamos um papel de coordenação, programação e apoio ao desenvolvimento de iniciativas culturais. Uma estratégia cujo sucesso ficou bem evidenciado com a distinção atribuída ao Município pela SPA. O galardão de melhor programação cultural autárquica do ano de 2016, que tivemos a honra de receber no ano passado em cerimónia presidida por Sua Excelência o Senhor Presidente da República, atesta a bondade da estratégia”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel.

Nesta ocasião, Antonino de Sousa anunciou a construção de um novo equipamento cultural, no Centro Histórico de Penafiel, “E porque acreditamos no talento dos penafidelenses e na sua capacidade criativa, vamos, neste mandato autárquico, edificar um novo equipamento cultural, no Centro Histórico de Penafiel. Será um espaço pró-criatividade e o polo cultural de referência da nossa cidade, do nosso concelho e desta região do Tâmega e Sousa em que nos integramos. Pretende-se que este equipamento disponha de um auditório e de espaços versáteis, assentes numa lógica de utilização partilhada e de criação experimental.”

Fonte desta notícia-Câmara Municipal de Penafiel


Comentários