Igreja da Misericórdia de Penafiel reabre após obras de reabilitação, conservação e restauro

Foram inauguradas, no passado dia 12 de Maio, as obras de reabilitação, conservação e restauro da Igreja da Misericórdia de Penafiel.

Igreja da Misericórdia de Penafiel é um dos templos  mais importantes da cidade, foi catedral da Diocese de Penafiel. 
É dedicada a Nossa Senhora do Amparo.
Foi numa cerimónia solene que a Igreja da Misericórdia de Penafiel voltou a abrir portas depois de cerca de 1 ano de profundas obras de restauro. 

Centenas de pessoas estiveram presentes para visitar o templo renovado, que outrora foi Catedral da Diocese de Penafiel, e que teve como ponto alto um concerto do Órgão Histórico de Tubos, protagonizado por Tiago Ferreira, licenciado em Música Sacra pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, e professor de órgão na Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos do Porto, no IV Curso Nacional de Música Litúrgica de Fátima, e um dos organistas da Igreja da Lapa, no Porto, que tem o maior órgão de tubos da Península Ibérica.


"Dia festivo para a Santa Casa da Misericórdia e para a Cidade de Penafiel"
Em declarações aos jornalistas, Rodrigo Lopes-vereador da Câmara Municipal de Penafiel, não escondeu a alegria deste momento importante para o património religioso da Cidade de Penafiel, salientando que: “É um dia festivo tanto para a Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, como para a cidade e o concelho. É uma igreja que diz muito aos penafidelenses não somente pelo culto religioso, mas por toda a monumentalidade que encerra, e que recebeu, de facto, obras de grande qualidade tanto ao nível da sua recuperação, como da valorização. Daí estarmos muito felizes com o trabalho realizado, e endereçamos desde já os parabéns à Santa Casa, pela iniciativa que teve, e pela qualidade com que a executou."

Referiu ainda os vários projetos de valorização do património religioso da cidade, dando exemplo da requalificação da Igreja de Santo Arónio dos Capuchos. 

"É preciso enaltecer que quem ganha com isto é Penafiel. O Município tem apostado muito numa estratégia de valorização que o faça adquirir uma maior centralidade, e que torne Penafiel cada vez mais atrativa para visitar. No seguimento disso, todas as iniciativas que visem a prossecução deste objetivo terão o reconhecimento da autarquia." 


"A Misericórdia de Penafiel é um parceiro muito próximo e amigo do Município de Penafiel que, evidentemente, tem as portas sempre abertas à instituição. Na cerimónia de hoje, celebramos a valorização do património edificado, mas não podemos esquecer a obra notável que a instituição desenvolve diariamente em prol dos mais carenciados, sendo igualmente um eixo fundamental no serviço que presta aos penafidelenses, com valências que se estendem ao apoio às crianças e idosos” frisou Rodrigo Lopes.

"É um grande orgulho para mim ver esta obra revalorizada e restaurada"
Para Júlio Mesquita, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, o restauro da Igreja da Misericórdia é "um grande orgulho para mim ver esta obra revalorizada e restaurada, que além de ser deixada em melhor estado do que quando iniciei funções, representa uma potencial mais-valia na promoção do turismo religioso em Penafiel. Esta cerimónia decorre, além do mais, num dia especial. Foi no dia 12 de maio de 1622 que se registou o lançamento da primeira pedra deste monumento, e daí este dia ser ajustado à realização desta cerimónia, pela importância simbólica que o mesmo apresenta”.


"A Igreja da Misericórdia é um ícone da cidade, seja pela sua centralidade, seja pelo significado histórico, ligado ao facto de ter sido uma antiga catedral.", referindo ainda o projeto da Rota das Igrejas que contempla visitas às 12 Igrejas da Cidade de Penafiel.



"Estou convencido de que 900 mil euros não devem chegar para cobrir a totalidade dos custos com a intervenção."
Acerca da intervenção, o Provedor da Misericórdia de Penafiel referiu que todo o edifício foi alvo de reabilitação, incluindo fachadas, telhado, altares, recheio artístico,órgão de tubos, tectos,  instalação elétrica, de segurança, equipamentos de combate a incêndio. 
"Todo o edifício foi, de uma maneira geral, alvo de intervenção, quer a nível externo, quer no seu conteúdo interno, naquela que foi uma revisão total desta infraestrutura."

"Estou convencido de que 900 mil euros não devem chegar para cobrir a totalidade dos custos com a intervenção."  

"Aquando da elaboração de um projeto, planeia-se um determinado orçamento, só que, com o decorrer das intervenções, surgem sempre novas oportunidades e necessidades de aproveitar para proceder a trabalhos adicionais, que resultam num aumento da despesa inicialmente planeada."
Um dos pontos altos da inauguração das obras da Igreja da Misericórdia de Penafiel foi o concerto do órgão Histórico de Tubos, protagonizado pelo Organista Tiago Ferreira.
“Havia um desejo grande de voltar a poder ter à disposição um instrumento destes, que esteve tanto tempo inativo, e que tudo faremos para tentar aproveitar da melhor maneira." referiu Júlio Mesquita.


Falando ainda o restauro do órgão, salientou que tem as suas vantagens e desvantagens.


"Passámos a ter, em simultâneo, uma mais-valia e um problema."  Alertando que "tocar um órgão de tubos só pode ser feito por organistas devidamente habilitados, e nós não temos possibilidades de dispor de um organista a tempo inteiro, ou mesmo com uma avença. Daí que, se formos confrontados com eventuais solicitações do órgão para cerimónias como casamentos ou outras, pediremos que, no âmbito desse pedido, nos tragam, por sua vez, alguém devidamente credenciado para o fazer”  avisou Júlio Mesquita. 
Na cerimónia estiveram ainda, Carlos Leão-Presidente da Junta de Freguesia de Penafiel; Mariano Cabaço, responsável do Departamento do Património Cultural da União das Misericórdias Portuguesas; Historiador-Prof José Coelho Ferreira e a Dra Rita Pedras-Diretora do Museu de Arte Sacra da Misericórdia de Penafiel. 

Foi anunciado que dia 10 de Junho a Igreja reabre oficialmente ao culto, com uma eucaristia  presidida por sua Excelência Sr Bispo do Porto-D.Manuel Linda, que fará a dedicação do altar.


Vídeo com um pouco do concerto do órgão de tubos


Ficam algumas fotografias da cerimónia






Comentários