O Corpo de Deus em Penafiel | Carro Triunfal



"Uma das mais antigas referências ao carro triunfal pode ler-se na edição do dia 24 de Junho de 1876 do Jornal O Commercio de Penafiel, escrita pela pena de Simão Rodrigues Ferreira: "O carro dos anjos com a figura de Penafiel em cima e os anjos espalhando flores; a diante o boi bento que era o melhor boi, e mais gordo, com teliz, flores e fitas muito enfeitado". 
Ora, daqui se pode inferir que, no século XIX, o "carro triunfante" (como também lhe chamava Abílio Miranda, talvez com o sentido de carro radiante de alegria) era originariamente designado por carro dos anjos.

Mas a descrição mais completa deste peça alegórica da nossa Procissão do Corpo de Deus aparece, com gravura da época, em O Minho Pitoresco, de 1887 (pp.532 e 533), subscrita pelo médico José Augusto Vieira:
"A peça de effeito aparece depois. É o carro triumphal da cidade, uma enorme concha prateada, levando nos primeiros planos cinco anjos espargindo flores, e sustentando no fecho um rapagão elegantem vestido de guerreiro, equilibrando-se à custa da enorme lança, que altivamente empunha. É a figura symbolica da cidade! É Penafiel que passa ovante e gloriosa nas suas tradições. O carro é tirado por uma junta de bois, gordos, com os jugos novos floreteados, as hastes engrinaldadas de fitas e flores.
Como symbolo e como trabalho de ornamentação, este carro que a nossa gravura representa, é o clou da procissão, e como tal não se farta o povo de admira-lo e exaltar-lhe as bellezas".

Fonte- Livro "Cadernos do Museu-Festividades- O Corpo de Deus em Penafiel"


Depois de várias décadas com um aspeto diferente, no início do século XXI o Carro Triunfal voltou ao modelo do Século XVIII, em forma de concha, ladeada por várias bandeiras de Penafiel e de Portugal. Nos degraus seguem sentadas crianças vestidas de anjo que lançam pétalas sobre a multidão. No alto segue a figura da Cidade, apoiado na sua lança, com os escudos da Cidade e de Portugal.


Comentários