Simulacro de incêndio testou Plano de Emergência Interno do Hospital Padre Américo-Penafiel

O alarme foi acionado pelas 10h07 na unidade Hospital Padre Américo do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS). O incêndio, provocado por um curto-circuito num equipamento elétrico no Serviço de Imagiologia, deflagrou na sala de UPS/bastidores de informática, e rapidamente a brigada de incêndio interna acorreu ao local, efetuando a intervenção de combate com recurso aos extintores.
Os Bombeiros Voluntários de Penafiel e a Guarda Nacional Republicana (GNR) de Penafiel prontamente chegaram ao hospital e o incêndio foi dado como extinto pelas 10h36. Foram resgatadas do local duas vítimas intoxicadas pelo fumo, que foram estabilizadas e encaminhadas para o Serviço de Urgência. Felizmente, tudo não passou de um simulacro para testar a operacionalidade do Plano de Segurança interno do hospital e a articulação com os meios de socorro externos, nomeadamente com os bombeiros e com a GNR.
Foi possível testar a prontidão de resposta e eficácia dos meios externos, bombeiros e GNR, que em 10 minutos chegaram ao Hospital. Esta operação envolveu, além da equipa interna, composta por elementos da Segurança, 2 viaturas e 5 elementos dos Bombeiros Voluntários de Penafiel e 1 viatura e 3 agentes da GNR de Penafiel.
O simulacro foi acompanhado pelo presidente do Conselho de Administração do CHTS, Carlos Alberto, enfermeiro-diretor, José Ribeiro, e pelo comandante Operacional Municipal, Paulo Bessa.
Decorrido a 20 de junho, este é o 11.º simulacro realizado no Hospital Padre Américo e a coordenação esteve a cargo do Grupo de Gestão do Risco Hospitalar do CHTS.
Fonte desta notícia-Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

Comentários