Bombeiros Voluntários de Penafiel festejaram 137ºaniversário

A corporação dos Bombeiros Voluntários de Penafiel festejaram no passado Domingo dia 8 julho o seu 137ºaniversário
Do programa das comemorações contou uma Missa na Igreja Matriz, romagem ao cemitério,  Sessão Solene e um Desfile Apeado e Motorizado. 
O 137ºaniversário dos Bombeiros de Penafiel ficou marcado pela bênção de uma ambulância de socorro e um autocarro, comparticipado pela Câmara Municipal de Penafiel. 
Na cerimónia solene foi divulgado que Alexandre Alves vai assumir o cargo de Comandante da corporação, substituindo assim António Rodrigues que foi comandante durante 15 anos.
A Cerimónia solene que decorreu no largo do Quartel contou com vários momentos, desde a tradicional atribuição de medalhas e condecorações, bênção de viaturas e discursos de diversas entidades.


Na sessão estiveram presentes, Antonino de Sousa-Presidente da Câmara Municipal de Penafiel; Carlos Leão- Presidente da Junta de Freguesia de Penafiel; Vereador Rodrigo Lopes; Eduardo Nunes-Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penafiel; José Miranda-Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito do Porto, Marco Braga-Vice-Presidente da Liga de Bombeiros Portugueses, e Júlio Mesquita, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel.
Cerimónia contou ainda com a intervenção de António Rodrigues, que cessa funções de comandante, e de Alexandre Alves, novo comandante!

"Penafiel não fica a dever nada a qualquer outro município no que diz respeito ao apoio, ao investimento dos nossos bombeiros”
O Presidente da Câmara de Penafiel, no  seu discurso da sessão solene do aniversário elogiou o trabalho de António Rodrigues ao longo destes 15 anos enquanto comandante da corporação. 
"Será sempre o nosso comandante Paulino!" referiu Antonino de Sousa, realçando que apesar de deixar o cargo de comandante, acredita que "irá continuar a dedicar-se a esta casa com a mesma paixão e entrega” aos Bombeiros Voluntários de Penafiel. 

 Antonino de Sousa referiu-se ao voluntariado dos soldados da paz como "acto nobre, de generosidade" e o mais extraordinário de todos pois "arriscar a própria vida pela vida do próximo é de uma nobreza extraordinária"
Salientou ainda que em comparação a "câmaras municipais da dimensão da nossa, com um orçamento da dimensão do nosso, a autarquia de Penafiel não fica a dever nada a qualquer outro município no que diz respeito ao apoio, ao investimento dos nossos bombeiros”, mencionando tomas as medidas de proteção e ajuda aos bombeiros do concelho de Penafiel.
"Quero que a Câmara de Penafiel esteja sempre ao lado dos bombeiros, mas há uma coisa que nós não podemos nem devemos fazer que é substituir-nos às responsabilidades que são do Estado porque de cada vez que as autarquias se substituem ao Estado estão a prejudicar os seus munícipes porque os orçamentos não esticam”,  referiu o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel acerca da necessidade da corporação da cidade precisar de uma auto-escada.
As celebrações do aniversário culminaram com uma missa solene na Igreja Matriz e um desfile apeado e motorizado pelas ruas da cidade, e uma tarde de convívio no quartel.



Comentários