Antigo Recreatório de Penafiel vai ser classificado pelo governo


O Antigo Recreatório da Cidade de Penafiel vai ser classificado de imóvel de interesse nacional. Edifício secular encontra-se no coração do Centro Histórico da Cidade de Penafiel, em frente da Igreja Matriz.

A Direção-Geral do Património Cultural ordenou a abertura do procedimento de classificação do antigo recreatório de Penafiel, a centenária e mais antiga sala de espetáculos da cidade.

O anúncio da abertura do procedimento de classificação do imóvel surge numa altura em que se iniciaram as obras de restauro do edifício, depois de mais de 20 anos inativo.

As obras orçadas em cerca de 410 mil euros resultaram de uma candidatura no âmbito Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), o Município de Penafiel negociou, com a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Regional Norte 2020, um conjunto de operações a serem executadas no centro urbano de Penafiel, no horizonte 2020, do qual faz parte o Recreatório.

Aquando da apresentação do projeto, Antonino de Sousa-Presidente da Câmara Municipal de Penafiel referiu que: "“A comunidade penafidelense vai poder usufruir brevemente do Recreatório Penafidelense. A Câmara Municipal de Penafiel, em articulação com a Comissão Fabriqueira da Paróquia de Penafiel, no âmbito do PEDU de Penafiel, através do Programa Operacional Regional NORTE2020, vai tornar real este equipamento emblemático de Penafiel, um espaço para a promoção de inúmeras atividades sociais e culturais do nosso Concelho.”

Apontamentos históricos do edifício do recreatório:

-Primeira referência do local data de 1329, aparecendo mencionada a Albergaria do Espírito Santo. Na parte da frente funcionava a capela de NªSªdas Dores e na zona posterior funcionava a referida albergaria.

-Em 1509 é criada a Irmandade da Misericórdia com sede neste edifício, onde permanece até à construção da Igreja da Misericórdia.

-No Século XVII, após obras de reconstrução o edifício acolheu os monges do Convento de Santo António do Vale da Piedade de Gaia.

- As descrições de António Carvalho da Costa em 1706 refere que"A hum hospital, em que se recolhem os passageiros,  e nelle huma imagem de Christo crucificado, que faz muitos milagres". 
É referida ainda, em vários textos e publicações da cidade, a imagem de Nossa Senhora das Dores, muito venerada pelos penafidelenses que lhe atribuíram inúmeros milagres. A imagem foi alvo de disputa entre as várias igrejas da cidade, mas acabou por ser colocada na Igreja de Santo António dos Capuchos, assim como o Christo crucificado do hospital que a partir daí passou a ser invocado de Senhor do Hospital.

- O edifício deixou de ter uso com a construção do novo hospital (iniciado em 1836), tendo sido entregue à Sociedade Phylo-Dramática, onde permaneceu até ao ano de 1854.

- A partir de 1877 esteve a cargo de vários grupos e chegou a funcionar a sede dos bombeiros.

- Em 1934 nasce o primeiro "Recreatório infantil" fundado por Alcino Gonçalves de Azevedo-pároco de Penafiel, que visava afastar as crianças da rua e educá-las na religião cristã. 

-Durante o século XX foi usado para acolher vários espetáculos e peças de teatro. Nos finais do Século XX e inícios do Século XXI, foi usado para atividades da Paróquia de Penafiel e ainda como sede dos escuteiros de Penafiel.

Comentários