Orquestra do Norte atua hoje à noite em Penafiel

No âmbito da programação do Sentir o Verão em Penafiel, o Largo da Ajuda vai acolher, esta noite, às 21h30, um concerto protagonizado pela Orquestra do Norte.

Fique a conhecer a Orquestra do Norte
Informação disponível no site da orquestra

"A Orquestra do Norte (ON) concretiza, desde 1992, um projecto de descentralização da cultura musical que tem vindo a ser desenvolvido pela Associação Norte Cultural, desde que esta venceu o primeiro concurso nacional para a criação de orquestras regionais, instituído pelo Estado Português nesse mesmo ano.
Com a direcção artística de José Ferreira Lobo, a ON foi iniciadora de um trabalho verdadeiramente pioneiro e inédito, tendo-se afirmado no panorama da música erudita e sendo hoje uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente.
Os objectivos básicos que sempre inspiraram a actividade da Orquestra do Norte passam pela criação de novos públicos, pelo apoio à música e aos músicos portugueses e pela constante renovação de um repertório cuidadosamente seleccionado susceptível de, por um lado, ser compreensível para um “iletrado” musical e, por outro, seduzir pessoas iniciadas ou que se queiram iniciar neste tipo de música. Coerente com esta orientação, tem realizado concertos nos mais recônditos locais, a maior parte das vezes fora do conforto das salas/teatros de concerto, em igrejas, ao ar livre, em salões de instituições de variada índole, etc., única forma possível de se atingirem certos sectores da nossa população que, por acentuadas assimetrias do desenvolvimento regional do País, sempre viveram à margem das oportunidades culturais, nomeadamente a nível musical, que os grandes centros mais facilmente oferecem. Vinte e três anos depois, esta orientação estratégica de actividade continua a ser fundamental para a instituição.
Agente de transformações na gestão cultural do nosso País e criadora de um novo paradigma musical, a Orquestra do Norte desenvolve uma intensa actividade com temporadas regulares de norte a sul do País. Realizou mais de 3.000 espectáculos em mais de uma centena de diferentes lugares. Apresentou-se ainda em Espanha, França e Alemanha.
Consciente da importância que representam o aumento e a diversificação da oferta artística no desenvolvimento cultural do País, a Orquestra do Norte realiza as obras maiores da História da Música, servindo o grande repertório orquestral, do Barroco à Música Contemporânea, dando especial atenção à difusão da Música Portuguesa.
Compositores Portugueses interpretados:
Pedro Avondano, Luis de Freitas Branco, João Domingos Bontempo, João Pedro Camacho, Eurico Carrapatoso, João de Sousa Carvalho, Luis Peter Clode, Luis Costa, Manuel Faria, José Firmino, Frederico de Freitas, António Fragoso, Francisco de Lacerda, Fernando Lapa, Fernando Correia de Oliveira, Filipe Pires, Marcos Portugal, Joly Braga Santos, Manuel dos Santos, Carlos Seixas, Henrique Silveira."

Comentários