Património de Arte Sacra da Cidade de Penafiel | Nossa Senhora das Dores-Igreja dos Capuchos

Património de Arte Sacra da Cidade de Penafiel
Nossa Senhora das Dores, venerada na Igreja de Santo António dos Capuchos

A festividade de Nossa Senhora das Dores realiza-se na sexta-feira que antecede o domingo de Ramos. Da festividade faz parte a missa solene, e a procissão com visita do Santíssimo aos lares da Santa Casa.

Apontamento histórico acerca do culto a Nossa Senhora das Dores
(Cf-Paula Sofia Costa Fernandes – O hospital da Misericórdia de Penafiel (1600-1850). Braga: Universidade do Minho, 2015, (tese de doutoramento policopiada), p. 292.)

"A vinda da imagem de Nossa Senhora das Dores para a capela do hospital, na segunda metade do século XVIII, retirada da matriz, originou conflitos que marcaram a segunda metade de setecentos. Esta foi colocada, em 1768, na capela do hospital, vinda da igreja matriz, que se encontrava em frente à mesma.
Em 16 de outubro de 1768, o provedor e mesários elegeram vários indivíduos para cuidarem da administração da imagem e seu ornato, para melhor veneração da mesma, uma vez que possuía muitos devotos. Contudo, poucos anos mais tarde, em 1770, já nas reuniões de mesa se denotavam os conflitos e problemas que a transferência da imagem da igreja paroquial para a capela do hospital tinha suscitado, referindo o juiz de fora de Penafiel que a dita transferência não tinha sido efetuada com o aval da população que a mandou fazer a suas expensas, originando discórdias e perturbações. O procurador das justiças foi obrigado a intervir pedindo a devolução da Senhora ao seu altar de origem. Esta decisão não foi porém acatada de forma submissa e a Santa Casa iniciou os preparativos para a apelação para o tribunal da relação.
Assim, durante todo o século XVIII, foram sendo nomeados protetor e vice-protetor, secretário, capelão, deputados, escravas e zeladores de Nossa Senhora das Dores. Não sabemos se de facto a imagem foi entregue e se depois a Santa Casa mandou fazer outra.
Tal parece-nos improvável, pois não surgiram custos com a aquisição desta imagem, nem existe qualquer referência nas atas a este facto. Todavia, foi possível constatar que a festa a Nossa Senhora das Dores, na capela do hospital, continuou a realizar-se.
Em 1853, quando a irmandade transferiu as imagens da capela do hospital para a igreja dos capuchos, a Nossa Senhora das Dores foi transferida para esse local.
Hoje, a Santa Casa da Misericórdia de Penafiel possui duas imagens de Nossa Senhora das Dores. Uma delas no seu museu e a outra na igreja dos Capuchos. Não sabemos se alguma das duas se refere à imagem acima mencionada."

Comentários