Penafiel continua a promover e a salvaguardar o bem-estar animal com projetos únicos a nível regional e nacional

A cerca de 3 semanas da entrada em vigor da nova legislação, Penafiel continua a promover e a salvaguardar o bem-estar animal com projetos únicos em termos regionais e nacionais

Município apresenta em breve novo regulamento de apoio para esterilização do animal de companhia
Autarquia já apresentou projeto de requalificação e ampliação do canil

Depois de ter lançado este ano a campanha de incentivo à adopção “Adote um Amigo. Não abandone!”, oferecendo a esterilização, a identificação electrónica, a vacinação e a desparasitação a quem adoptar no canil municipal, o Município de Penafiel preparar-se para aprovar mais um regulamento, amigos dos animais.

O regulamento que será aprovado brevemente prevê o incentivo e até o apoio a famílias mais carenciadas, que o desejem, da esterilização do seu animal de companhia (cão ou gato) no sentido de evitar que sejam abandonadas ninhadas, o que infelizmente acontece muitas vezes.

Acresce ainda que a autarquia apresentou também um Projeto de requalificação e ampliação do canil que aguarda financiamento da administração central.

Porque a saúde pública e o bem-estar dos animais é uma preocupação do município, nos últimos meses têm ainda vindo a ser implementadas novas medidas como:
- Aquisição de nova viatura para transporte de animais.
- Projeto de requalificação e ampliação do canil.
- Oferta de esterilização a todos os animais adotados.
- Oferta de vacina e microchip a todos os animais adotados (a desparasitação externa e interna é feita a todos os animais quando entram no Canil)
- Abertura de parque canino, no parque da cidade, para que os cães de companhia possam correr e reduzir os níveis de stress, reduzindo assim problemas comportamentais, um dos fatores que leva ao abandono.
- Projeto de apoio e incentivo para famílias que pretendam a esterilização dos seus animais.

Penafiel quer não apenas cumprir a nova lei, que entra brevemente em vigor, mas também continuar a implementar boas práticas para o respeito e proteção dos animais.
Prova disso é a aposta contínua em novos projetos e campanhas de sensibilização e esterilização de animais errantes, assim como a adoção de animais abandonados.

A Câmara Municipal de Penafiel recorda que todos os animais acolhidos pelo centro de recolha oficial do canil municipal de penafiel, e animais que não sejam reclamados pelos seus detentores no prazo de 15 dias, a contar da data da sua recolha, presumem-se abandonados e são obrigatoriamente esterilizados e encaminhados para adoção.

O serviço do Canil Municipal de Penafiel, através da página oficial Facebook - Canil Municipal de Penafiel, divulga ao público, regularmente e sempre que necessário, os animais disponíveis para adoção.

Ainda este ano, Penafiel foi o primeiro concelho da região do Tâmega e Sousa a criar um parque canino, com excelentes condições para os canídeos correrem, saltarem e brincarem com os seus donos, situado no parque da Cidade de Penafiel. Este equipamento tem uma área vedada para criar uma maior segurança e contribuir para o bem-estar dos animais e de todos aqueles que usufruem do parque.
Através desta iniciativa da Câmara Municipal de Penafiel, o Grupo de Intervenção Cinotécnico da GNR do Porto, com base em Penafiel, vai iniciar um projeto com crianças com necessidades especiais, utilizando os cães da GNR para efeitos terapêuticos, a Cinoterapia. Penafiel é o primeiro Município do Norte do país a beneficiar dessas terapias.

Fonte desta notícia- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários