Novo clube de cinema de Penafiel apresentado a 30 de Outubro

Do projeto de cinema itinerante “Câmaras de Penafiel”, que no âmbito do orçamento participativo da freguesia exibiu, entre Julho e Dezembro de 2015, filmes alternativos ao circuito comercial, nasce o COCP – Clube Objetivo Cinema em Penafiel.
Pensado para os amantes da sétima arte, um clube exploratório que pretende questionar o presente em diálogo com o passado, apontando futuros, o cinema como forma de liberdade. Espaço de convivência e reflexão, aberto a todos, que estimule o conhecimento e aproxime pessoas do universo contemporâneo das imagens em movimento.
O Cinemax é entidade parceira, disponibilizará sala de cinema para as sessões regulares programadas pelo novo clube. Esta colaboração tem objetivo comum: a criação de um ponto de encontro para cinéfilos e curiosos situado no coração da cidade de Penafiel.
Uma sessão regular mensal terá lugar sempre à terça-feira. No programa, ficções e documentários, animações ou experimentais, longas e curtas, espaço para conversas e debates, presenças de realizadores e outros convidados. O espetáculo cinematográfico como sítio de transmissão de memórias.
A 30 de Outubro terá lugar a primeira exibição numa sala Cinemax com entrada gratuita. Pelas 19h30 acendem-se os clarões de “O Homem da Câmara de Filmar”, um filme manifesto do realizador mais radical e futurista da vanguarda soviética dos anos 20.
Uma sala escura, grande ecrã, grande som, na civilização da imagem procuram-se rituais de visionamento em comunidade. Repto lançado: torne-se sócio do Clube Objetivo Cinema em Penafiel, usufrua de vantagens e descontos nas sessões e atividades. Faça parte, o seu apoio é indispensável para o sucesso. Ou como diz João César Monteiro às pernas de Alexandra Lencastre em Conserva Acabada, “levanta-te e caminha!”.

Comentários