Escritaria de Penafiel cria menus gastronómicos inspirados em escritores

O festival Escritaria, que decorre esta semana em Penafiel, vai associar pela primeira vez a gastronomia à literatura, apresentando menus inspirados na obra de cada um dos escritores homenageados, disse hoje à Lusa fonte da organização.

"A gastronomia será uma nova forma de envolver a literatura e a comunidade", assinalou.
A organização do festival pretende "implementar de forma faseada, na restauração, pratos gastronómicos relacionados com os vários autores homenageados nos últimos anos".
"Haverá menus específicos com o nome dos vários escritores, baseado nas suas escolhas pessoais ou em descrições narrativas que se encontram nas suas obras", acrescentou.
A apresentação daquela novidade está prevista para quarta-feira, durante um almoço que contará com a presença de Pepetela, o autor angolano homenageado na edição deste ano do Escritaria.
O festival literário começou na segunda-feira, com a feira do livro que decorre no centro da cidade e onde podem ser adquiridas obras dos escritores que já foram homenageados nas várias edições.
Na quarta-feira, começam as atividades que homenageiam Pepetela, escritor angolano que venceu o Prémio Camões em 1997.
O autor vai ser recebido às 10:00 na Escola Secundária de Penafiel e, às 12:30, no pavilhão de exposições, assiste à apresentação do "Menu Escritaria".
Para as 16:00, no Jardim do Sameiro, está previsto a cerimónia de descerramento de uma frase e de uma silhueta do autor, "um momento nobre", habitual em todas as edições de evento, e que perpetuará na cidade a homenagem a Pepetela.
Logo a seguir, o autor inaugurará a arte de rua espalhada pela sua cidade inspirada na sua obra literária.
Do programa de quarta-feira, constará também o batismo de uma rotunda da cidade, próxima do Hospital Padre Américo, à qual vai ser atribuído o nome de "Rotunda Escritaria".
Até domingo, as ruas de Penafiel enchem-se de atividades inspiradas em Pepetela, com música, teatro e exposições, e convidados que também celebram a obra do escritor angolano.
Os escritores Ondjaki, Mário Cláudio, Luandino Vieira, os jornalistas José Carlos Vasconcelos, Maria João Avilez e Fernando Alves e o professor José Carlos Seabra Pereira estão entre os convidados anunciados.
Na quinta-feira, haverá um recital sobre "Escritos da Lusofonia", pelo ator Fernando Soares, com a harpista Eleonor Picas.
Na sexta-feira à noite, será realizada uma dramatização de um conto de Pepetela, antes da sessão de lançamento do seu novo romance, "Sua Excelência, de Corpo Presente", no Museu Municipal de Penafiel.
Nas dez edições anteriores, o festival Escritaria homenageou Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Alice Vieira e Miguel Sousa Tavares.
O Escritaria é o único festival literário que homenageia, em cada edição, um escritor vivo de língua portuguesa.
Notícia- Lusa-DN | Fotografia-Riquezas e Tradições de Penafiel

Comentários