Hospital de Penafiel assinalou a Semana do Aleitamento Materno

A equipa de Enfermagem do Bloco de Partos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), através do projeto “Preparação para o Parto e Parentalidade”, assinala a Semana do Aleitamento Materno com duas iniciativas.
A Semana do Aleitamento Materno, em Portugal, realizou-se de 28 setembro a 5 de outubro e teve como tema “Amamentação, a base para a Vida”. Durante estes dias, a equipa do Bloco de Partos ofereceu uma pequena lembrança às recém-mamãs.
Uma sessão de esclarecimento sobre o aleitamento materno, um jogo online com questões sobre o tema e um lanche convívio fecharam as comemorações da Semana do Aleitamento Materno no CHTS. Houve partilha de conhecimentos, boa-disposição, prémios para os vencedores e lembranças para todos os participantes.
Mais de 40 pessoas participaram na sessão “Amamentação: uma base para a vida”, no passado sábado, dia 6 de outubro, e que foi o culminar de uma semana dedicada à promoção do aleitamento materno. As grávidas e os futuros pais ficaram a saber mais sobre o tema e puderam comprová-lo com a realização de um passatempo em que aplicaram os conhecimentos apreendidos pouco antes. O concurso foi, aliás, bastante disputado e deu direito a prémios para os três melhor classificados.

A iniciativa, da equipa de Enfermagem do Bloco de Partos CHTS, através do projeto “Preparação para o Parto e Parentalidade”, permitiu o esclarecimento de dúvidas e mitos sobre a amamentação.
Ao longo de toda a semana e a par das comemorações internacionais da Semana do Aleitamento Materno, as recém-mamãs internadas no Hospital Padre Américo foram, também, sensibilizadas para o tema e receberam pequenas lembranças.
Amamentar é um gesto natural, mas o sucesso desse ato, tão importante de amor e saúde para os bebés, começa com conhecimento e informação ainda na fase da gravidez. Pois a diferença entre o sucesso e o fracasso da amamentação, não esta na ausência de dificuldades, mas sim na habilidade da mulher e da família em lidar com os desafios naturais que envolvem a amamentação.
Fonte-Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

Comentários