Património de Arte Sacra da Cidade de Penafiel | Santa Teresa de Ávila- Igreja do Carmo

Património de Arte Sacra da Cidade de Penafiel 
Santa Teresa de Ávila- Igreja de Nossa Senhora do Carmo 

Na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Penafiel, pode ser venerada uma belíssima imagem de Santa Teresa de Ávila, uma das mais importantes da Ordem Carmelita.

Segundo o acervo documental da Venerável Ordem Terceira do Carmo de Penafiel, podem ser encontradas algumas referências a esta imagem.
No acervo refere que foi o Prior e Reverendo António Vitorino D`Almeida no ano de 1852 que " oferece o andor de Santa Teresa com todos os adornos e a Santa Imagem, no valor de 300 mil reis", referindo ainda que "dois anos mais  tarde oferece uma réplica de prata no valor de 30 mil reis"

No Livro "Penafiel Há Cem Anos" de José Coelho Ferreira, encontra-se uma referência a esta santa nas Festas de Nossa Senhora do Carmo em Julho do ano de 1890.
"Procissão, com riquíssimos andores (Santo Elias, Santa Teresa D`Ávila e Nossa Senhora do Carmo), que percorria as seguintes ruas: Carmo, Sacramento, Fontes Pereira de Melo, Freiras, Formosa, Praça Municipal, Serpa Pinto, Alfredo Pereira, Paço e Rua Direita."

Santa Teresa de Ávila, ou Santa Teresa de Jesus (28.03.1515- 04.10.1582), proclamada Doutora da Igreja pelo Papa Paulo VI, foi uma freira carmelita  do Século XVI, uma das reformadoras da Ordem Carmelita, sendo co-fundadora da Ordem dos Carmelitas Descalços, em conjunto com S.João da Cruz.
A sua vasta obra literária é das mais notáveis da Igreja Católica. Entre todas as suas obras destacam-se a "Autobiografia" e "Caminho da Perfeição".

Comentários