Pepetela considera Escritaria de Penafiel "um exemplo de luta pela cultura e pela literatura"

"A transferência de conhecimentos, ideias e emoções através dos livros devia ser eterna, mas está em risco". É com esta frase, e à qual se junta a sua silhueta e várias obras de arte urbana, que Peptela fica imortalizado na Cidade de Penafiel. 

Durante 1 semana, exposições, teatro de rua,  diversas conferências e debates, apresentação de livros, e acontaminação literária do espaço urbano  fizeram de Penafiel a Cidade de Pepetela.

"Isto supera o que tinha imaginado. O Escritaria é um exemplo de uma luta pela cultura, pela literatura e por todas as artes", afirmou, depois da inauguração, no jardim do santuário do sameiro, uma silhueta do autor, da escultora penafidelense Rita Melo.
Visivelmente comovido por encontrar a sua vida e obra espalhada em cada canto e recanto da cidade, Pepetela "prometeu nunca mais esquecer Penafiel." 
"Esta homenagem toca fundo. Não imaginava uma cidade a girar à volta da minha obra"
Para o autor, a forma como estava a ser recebido em Penafiel traduz os "laços de amizade" que ainda existem entre os povos português e angolano, depois de vários anos de "afastamento dos dois países, por razões políticas".
"Estivemos longe, agora estamos mais próximos, espero que para sempre", comentou, enquanto se regozijava com o facto de haver em Portugal uma "curiosidade grande" pela literatura e pela música angolanas.
Na receção ao autor, o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino Sousa, recordou que Pepetela é o segundo escritor africano, depois do moçambicano Mia Couto, em 2011, a ser homenageado pelo Escritaria, contribuindo assim para uma aproximação da lusofonia e dos dois países.
Antonino de Sousa destacou ainda a "singularidade" do festival literário de Penafiel, por permitir o contacto da população com a vida e a obra de autores vivos de língua portuguesa.

Nas dez edições anteriores, o festival Escritaria homenageou Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Alice Vieira e Miguel Sousa Tavares.

Ficam alguns momentos do Escritaria 2018 



Comentários