Grupo Folclórico de Penafiel celebra 38 anos de vida!

Foi a 15 de Novembro de 1980 que, com o objetivo de recolher, pesquisar e preservar os cantares, costumes, as danças e as tradições etnográficas, um grupo de pessoas se juntou e fundou o Grupo Folclórico de Penafiel. 
38 anos depois, o Grupo Folclórico de Penafiel é um dos embaixadores culturais da Cidade de Penafiel e levou o nome da nossa cidade a todos os recantos de Portugal e a vários países da Europa.

Além de manter vivas as tradições, os cantares, as  danças , os nossos usos e costumes, e "a maneira de ser das gentes de Penafiel", o Grupo Folclórico de Penafiel realiza diversas atividades anuais.

Desde Festival de Folclore Internacional da Cidade de Penafiel, que reúne grupos de todo o país e do estrangeiro,  o grupo participa no Encontro de Janeiras, recria o Baile dos Pedreiros nas Festas do Corpo de Deus, organiza o Encontro de Etnografia do Tâmega e Sousa, também nas Festas do Corpo de Deus/ Festas da Cidade, participa na Agrival, no São Martinho e em outros eventos da cidade. 
Na sede do grupo, situada na Fonte da Cruz, organiza vários eventos de angariação de fundos, entre os quais, a noite de fados e o jantar de natal.

A sede do Grupo, na urbanização da Fonte da cruz,  pode ser apreciada toda a  história , através de troféus, de lembranças,diplomas, cartazes e fotografias que ilustram os 38 anos de imensa atividade do prestigiado grupo folclórico de Penafiel. 


Parabéns Grupo Folclórico de Penafiel
Assista ao vídeo com a atuação do grupo no Festival de Folclore Cidade de Penafiel 2018

Comentários