Património da Cidade de Penafiel- Igreja de São Martinho


A Igreja de São Martinho, Matriz da Cidade de Penafiel, classificada como Monumento Nacional, de estilo renascentista de três naves e quatro tramos, separados por  arcos de volta perfeita apoiados em colunas jónicas e cobertos por abóbadas de berço, começou a ser construída em 1561 e concluída em 1570. 
A construção deu-se sobre a primitiva capela do Espírito Santo, remodelada no Século XVI ao gosto Manuelino por João Correia, rico mercador da cidade de Penafiel, para albergar aí o seu túmulo, constituído por uma lâmina em bronze e de tipo flamengo onde aquele fez representar a sua imagem gravada. 
No exterior destaque para a fachada maneirista, de parede lisa rasgada por duas amplas janelas que flanqueiam o pórtico, composto por duas colunas jónicas e entablamento clássico sobre o qual se desenvolve um nicho rectangular, com a representação policromada de São Martinho e o mendigo encimada por rosácea.


No coro alto da Igreja encontra-se um magnifíco órgão de tubos, atualmente inativo.
No interior destaque para os vários altares em talha, que albergam belíssimas imagens sacras. 
Na capela-mor pode ser admirado um grande altar tardo-barroco que alberga a imagem de São Martinho. A cobrir o trono do altar pode ser admirada uma grande tela que retrata São Martinho e o mendigo.

No lado do Evangelho pode ser apreciado um belíssimo altar do Santíssimo Sacramento em talha dourada e de estilo rococó e que conserva a estrutura primitiva quase intacta.

Comentários