Santa Casa da Misericórdia de Penafiel celebrou 509 anos com a bênção de nova bandeira


Na eucarístia celebrativa do seu 509ºaniversário, a Santa Casa da Misericórdia de Penafiel apresentou a sua nova bandeira de procissão.

Dedicada a Nossa Senhora das Dores, será com esta bandeira que a Santa Casa da Misericórdia passará a fazer representar-se melhor nas procissões de Penafiel.

A bandeira foi benzida pelo Cónego Américo Aguiar, presidente da Irmandade dos Clérigos, na Missa dos 509 anos da Misericórdia de Penafiel,  sendo co-adjuvado pelo Capelão da Santa Casa e Pároco de Penafiel, Padre Paulo Jorge; pelo Frei Luís da Comunidade Franciscana de Penafiel e pelos Padres Cunha.

A Misericórdia de Penafiel tutela 2 das igrejas da Cidade de Penafiel, a Igreja de Santo António dos Capuchos e a Igreja da Misericórdia, dedicadas a Santo António e a Nossa Senhora do Amparo, mas foi Nossa Senhora das Dores a escolha para figurar na bandeira representativa da Santa Casa, por vários motivos.

- A 1ªSede da Misericórdia de Penafiel foi numa Capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, em frente a Igreja Matriz de Penafiel. (No edifício do atual recreatório)

- O Culto a Nossa Senhora das Dores teve grande importância em Penafiel, sendo a imagem da capela muito venerada por fiéis pelas graças que concedia

- A Festividade de Nossa Senhora das Dores é, talvez, a mais importante da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel. Venerada na Igreja de Santo António dos Capuchos, a festa secular realiza-se na sexta-feira que antecede o domingo de ramos.

(fotografia- Facebook da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel)

Comentários