Espaço informação- Dois homens detidos em Penafiel por captura e venda ilegal de espécies protegidas

O Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Penafiel deteve no passado sábado, dia 8 de Dezembro, dois homens pela captura e venda ilegal de espécies protegidas, em Penafiel. 

Em comunicado à Imprensa, o Comando Territorial do Porto referiu que a detenção dos 2 homens, com 28 e 58 anos, decorreu na sequência de uma investigação, sendo realizadas 2 buscas domiciliárias, onde foram detetadas várias espécies de aves protegidas e diversos materiais e objetos utilizados na captura dos animais. 

No total, esta ação resultou na apreensão de 31 aves de diversas espécies, a saber-se: 4 trigueirões, 7 pintassilgos, 13 dom-fafes, 3 travessos, 1 canária e 3 lugres. 

Quanto ao material, foram apreendidas 62 gaiolas, 19 redes de captura, 2 chamarizes eletrónicos, 2 frascos com visgo e 2 camaroeiros. 

Os animais foram todos devolvidos ao seu habitat natural, excepto a canária e 3 travessos que foram entregues aos cuidados do Parque Biológico de Gaia, em Avintes.

Dos dois detidos, um deles com antecedentes criminais pela prática do crime da mesma natureza, foram constituídos arguidos e sujeitos à medida de coação com termo de identidade e residência até ao julgamento. 

Comentários