Hospital de Penafiel assinalou o Dia Nacional da Esclerose Múltipla

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) assinalou hoje, 4 de dezembro, o Dia Nacional da Esclerose Múltipla (EM) com um encontro aberto à comunidade que juntou doentes, familiares e os profissionais da Consulta Multidisciplinar de Neurologia.
Moderado por Marina Caldas e sob o mote “Diálogos com a Esclerose Múltipla”, neste encontro esclareceram-se dúvidas e receios sobre a doença. Os doentes falaram das suas experiências, a forma como lidam com a EM, sobre o seu dia a dia e que adaptações precisaram de fazer na sua vida pessoal e familiar e também profissional.
Os portadores da doença são unânimes, reconhecem que após o choque do diagnóstico, passam por fases de negação e desânimo, mas ultrapassado o impacto inicial, sendo detetada de forma precoce e com a devida medicação, é possível levar uma “vida normal” e com qualidade.
Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS, na sessão de abertura, dirigiu à equipa da Consulta Multidisciplinar de Neurologia palavras de apreço, referindo que “é uma equipa fantástica, há uma empatia muito grande entre a equipa profissional e os seus doentes”.
Jorge Ascensão, psicólogo, Diana Pereira, administradora hospitalar, Carla Fraga e Ivânia Alves, neurologistas, Adelaide Campos e Arlete Teixeira, enfermeiras, Vânia Lopes e Paulo Peixoto, utentes, foram os outros elementos presentes na mesa desta sessão.
A esclerose múltipla é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa, que afeta o Sistema Nervoso Central. Surge frequentemente entre os 20 e os 40 anos de idade e afeta com maior incidência as mulheres do que os homens.

Fonte da notícia- Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

Comentários