Obras no Recreatório de Penafiel deixam ossadas a descoberto

As obras de restauro do edifício do Recreatório de Penafiel deixaram a descoberto várias ossadas humanas. A revelação foi colocada nas redes sociais pela Arché, empresa que está a restaurar o edifício, e tem despertado a curiosidade da comunidade penafidelense. 

Os trabalhos de arqueologia e antropologia em curso, estão a cargo do Museu Municipal de Penafiel, com a colaboração da antropóloga Marta Borges. Os esqueletos descobertos em sepulturas no chão do edifício do recreatório vão integrar a coleção do Museu de Penafiel, após os trabalhos em curso, que passam, além das evidências imediatas " investigar e registar, salvaguardando toda a informação e a memória dos sítios e do seu percurso."

Esta descoberta não é de todo estranha, pois,  em tempos idos, era comum as pessoas serem sepultadas no interior das igrejas, capelas, ou no adro das mesmas.  
Recorde-se que muito antes de ser recreatório, neste edifício existia uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores, que tinha um pequeno hospital anexo.
No Século XVI foi fundada a Misericórdia de Penafiel com sede na referida capela.

Contudo, não é a primeira vez que são descobertas ossadas humanas em edifícios de Penafiel. Recorde-se que nas obras da Igreja do Senhor do Calvário também foram descobertas várias ossadas.

Foto- Arché

Comentários