Penafiel dos Tempos Idos | Festa de Nossa Senhora do Carmo

Até ao início do Século XXI, em Julho, a Cidade de Penafiel acolhia as Festas de Nossa Senhora do Carmo com uma grandiosa procissão.

Fotografia da festa de Nossa Senhora do Carmo em 1956.Fotografia cedida pelo Arquivo Municipal de Penafiel.

"O Verão é a estação privilegiada pelas festas e a Cidade de Penafiel voltava a ser animada com a Festividade de Nossa Senhora do Carmo.
Era uma festividade muito "luzidia", em honra à Virgem do Carmelo.
O seu grande impulsionador, nessa época (julho de 1890), era o Sr Laurentino da Rocha Nunes.

Analisemos o programa:

Primeiro dia- Girândolas de 200 foguetes; 3 bandas de música (a percorrer a cidade); iluminação na via pública até à igreja. E um sorteio de uma vitela, que era apresentada pelas ruas da cidade, com música.
O Monte do Chelo, era iluminado com fogueiras à noite (ainda se fazia a iluminação a "gaz de acetileno e a petróleo", a eletricidade veio em 1912). O Monte do Chelo com as fogueiras proporcionava um belo efeito, e havia um leilão de prendas no adro da igreja.

Segundo dia- Missa, com instrumental pela "Orchesta da Venerável Ordem 3ªdo Carmo do Porto" (era orador Dr.Alves Mirandas, uma das figuras "mais fulgurantes do púlpito português");
Procissão, com riquíssimos andores (Santo Elias, Santa Teresa D`Ávila e Nossa Senhora do Carmo), que percorria as seguintes ruas: Carmo, Sacramento, Fontes Pereira de Melo, Freiras, Formosa, Praça Municipal, Serpa Pinto, Alfredo Pereira, Paço e Rua Direita.
E, assim se vivia animadamnte, em Penafiel, nesse cálido tempo de festas. "

Texto do livro Penafiel Há Cem Anos, de José C.Ferreira

Comentários