Ponto C vai ser o novo espaço cultural da Cidade de Penafiel

Chama-se “Ponto C – Cultura e Criatividade” e vai ser um marco para a cultura e para o futuro da Cidade de Penafiel. 
O novo projeto municipal, apresentado na cerimónia do 249ºaniversário da Cidade de Penafiel,  irá nascer na zona de Puços vai criar uma sala de espetáculos com capacidade para 400 pessoas que "atrairá o melhor da criação artística do país e do mundo". 

Além do grande auditório, será criada uma sala polivalente para eventos de menor dimensão, e vários espaços que pretendem servir de“ponto de partida para novas criações e um ponto de partilha para experiências artísticas”.

Na área envolvente ao edifício cultural,  que vai preservar a imponente moradia da antiga Quinta da Caturra, vai nascer uma grande praça multiusos, com zonas verdes, zonas de lazer e um anfiteatro natural, capaz de acolher diversos eventos culturais e recreativos realizados ao ar livre. A nova praça, que vai permitir a expansão da malha urbana da Cidade de Penafiel, irá ter uma grande varanda sobre a paisagem verdejante do Cavalum. 
Em declaração à imprensa, Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, referiu que:“Este novo equipamento cultural, pela sua localização, vai, seguramente, permitir o crescimento da nossa cidade para a bela encosta do Cavalum, sem cortar a ligação ao centro histórico, rasgando novos caminhos e abrindo novos horizontes."

Além da ligação desde o Centro histórico, através do quelho de puços, serão criadas novas ligações desde a Variante do Cavalum, e desde o Jardim dos Namorados, de forma a potenciar o crescimento da cidade.


 “Queremos que o projecto avance o quanto antes e gostávamos muito que pudesse estar de portas abertas no ano em que a nossa cidade assinala os 250 anos." salientou o autarca, admitindo haver ainda muito caminho a percorrer até à conclusão do Projeto. 

O 250ºaniversário da Cidade de Penafiel que será assinalado em 2020 não foi esquecido durante a sessão evocativa. Não querendo levantar muito o véu sobre o que está a ser preparado para festejar uma data tão importante, o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel afirmou que 2020 vai ser "o ano da afirmação da liderança de Penafiel na região do Tâmega e Sousa"

Comentários