Jornadas Ibéricas de Gestão em Enfermagem juntou mais de 200 profissionais em Penafiel

Realizaram-se no dia 12 de abril, no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), as Jornadas Ibéricas de Gestão em Enfermagem. No auditório do Hospital Padre Américo, em Penafiel, reuniram-se mais de 200 profissionais, oriundos de várias unidades de saúde do país.

“A aprendizagem contínua é o motor da inovação e da mudança, contribui, efetivamente, para acrescentar valor à organização e aos cuidados ao utente”, afirmou José Ribeiro, enfermeiro diretor do CHTS, na sessão de abertura das jornadas.
Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS, enalteceu, em geral, a dinâmica e capacidade de trabalho dos profissionais demonstrada na organização das mais diversas iniciativas, salientando, em particular, “a importância da busca da qualificação, pois a enfermagem tem um papel importantíssimo, são quem está mais perto do doente e da sua família, e, com mais valorização e formação, teremos, seguramente, melhores cuidados de saúde”.
Na sessão de abertura, fizeram ainda parte da mesa Elisabete Teixeira, enfermeira do CHTS e representante da comissão organizadora das jornadas, e Filipe Pinto, também enfermeiro do CHTS e elemento do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros (SRN – OE) que transmitiu uma mensagem do presidente da SRN – OE, João Paulo.
Foram vários os oradores que fizeram parte do programa e do qual se destacam Manolo Bernardo Garcia, vogal da Associação dos Diretores de Enfermagem de Espanha, Élvio Jesus, presidente da Secção Regional da Madeira da Ordem dos Enfermeiros, Manuela Martins, docente da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Francisco Gonçalves, director Healthcare Technologies Management na Luz Saúde, e Cláudia Telles Freitas, coach/consultora e formadora na área da saúde.
O enfermeiro diretor do CHTS, também presidente da Associação dos Enfermeiros Diretores, fez a conferência de encerramento sobre o papel do enfermeiro gestor nas organizações de saúde.
Durante a manhã falou-se de “Políticas, Liderança e Estratégias em Saúde” e sobre integração de saberes e inteligência emocional.
À tarde, os trabalhos arrancaram com a conferência “Gestão de Capital Humano: Casos práticos de negociação e necessidades de Enfermagem” apresentada por Manolo Bernardo Garcia.
Por fim, antes da conferência de encerramento proferida por José Ribeiro, seguiu-se a conferência “Coaching: Estratégia para o desenvolvimento de líderes”.
Fonte desta notícia-Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

Comentários