Médico de Penafiel, Óscar Barros, fez 350 quilómetros diários para não abandonar doentes

"Enquanto der eu faço-o pois gosto daquilo que faço, mesmo que com umas olheiras do tamanho do mundo", contou o médico de família itinerante à TSF
Durante quase dois anos Óscar Barros fez cerca de 350 quilómetros por dia, entre Coimbra onde vivia com a família e Aveiras de Cima, na Azambuja, onde era (e ainda é) médico de família.                   Os colegas diziam-lhe que não fazia sentido uma viagem tão longa que cansaria qualquer um, mas Óscar explica que valia todo o esforço por uma população que vive numa zona de onde muitos médicos de família 'fogem' e que se queixava, com frequência, que dificilmente algum parava por ali.
Recentemente a mulher (que também é médica de família) foi para Braga e a casa da família avançou ainda mais para Norte, mas Óscar não quis abandonar os seus utentes de uma área rural e com uma média etária elevada de 72 anos: pediu às chefias uma redução de horário e passou a concentrar todas as consultas entre segunda e quarta-feira, fazendo apenas uma vez por semana o percurso de ida e a seguir volta entre Braga e Aveiras de Cima.
"Vale o esforço", afirma, sem hesitar, Óscar Barros, neste Dia Mundial do Médico de Família, sublinhando que custava-lhe deixar os 1500 utentes com quem já tinha feito um trabalho de dois anos.
"Não é fácil, mas enquanto der eu faço-o pois gosto mesmo daquilo que faço. Saiu sempre do trabalho com um sorriso na cara como uma criança que tem um brinquedo novo, mesmo que com umas olheiras do tamanho do mundo pois ando bastante cansado", relata.
"Eu gosto daquilo e sinto-me realizado...", recordando que de início, quando chegou, "ouvia diariamente frases como 'os médicos nunca param aqui'..."

A visão romântica do médico de família

Numa altura em que há 750 mil portugueses sem médico de família, Óscar Barros é um dos recém especialistas colocados nos últimos anos em zonas carenciadas daquele que deve ser o clínico mais próximo das famílias portuguesas.
Óscar diz que escolheu esta especialidade, que no passado era vista como uma espécie de última escolha, porque é a que permite uma maior proximidade às pessoas, numa "visão romântica" da medicina geral e familiar que pode actuar precocemente evitando doenças mais complicadas, "um dos factores que me deixa apaixonado pela especialidade".
Somos a "porta de entrada do Serviço Nacional de Saúde", estamos no "meio da população" "junto daqueles que precisam".
Além de médico, propriamente, o médico de família, conta Óscar Barros, também é um confidente: "alguém que está lá e que pode dar uma ajuda nem que seja para desabafar, numa relação que é um luxo de proximidade com os utentes".

Comentários

Além de ser o meu medico de família é um excelente profissional e muito amigo responsável prestativo e mesmo com olheiras é um excelente ser humano e claro excelente medico.e por favor doutor não vá embora
Unknown disse…
Também é o meu médico e um ser humano extraordinário e como profissional espetacular é dos melhores que por aqui tem passado sei que é cansativo mas por favor fique traga a família cá para baixo um grande obrigada por ser meu médico
Luis Miguel Pina Gil disse…
Tive p prazer de o ter como vizinho em Coimbra no mesmo prédio. Lembro-me do Dr Oscar, ainda interno... por vezes, cruzávamo-nos na garagem, com ele a ir para Aveiras de Cima... dizia-lhe que era uma loucura, ir de Coimbra para Aveiras todos os dias... Maior loucura agora! Um ser humano e profissional, fora de série! Uma família bonita, que deixa saudades no prédio!
Elisabete Ferreira disse…
O Dr Óscar Barros, é um médico muito profissional e preocupa-se imenso pelos seus utentes, eu já assisti 2 consultas do Dr Óscar e é um excelente médico, que veio para Aveiras de Cima, espero que continue por cá, porque não há assim médicos como o Sr Dr Óscar Barros.
Tomas Gonçalves disse…
SR. DR.OSCAR BARROS,os testemunhos de quem conhece o SR. DR. deixa-me orgulhoso, por nos tempos que correm ser possivel haver HUMANOS desta QUALIDADE E MORAL, não O conheço mas ao lado dos que benificiam do MELHOR QUE O SR. DR. tem um MUITO OBRIGADO, e sem querer abusar um grande abraço
André Coelho disse…
O Dr. Óscar, mais conhecido na família como Ni, é alguém maior. Tenho tido a felicidade de o comprovar desde a infância ao ser um seu primo mais velho, mas não idoso, sempre com um registo de proximidade humana de enorme destaque. Como médico, não o conheço, felizmente, mas vieram-me as lágrimas aos olhos ao ler os genuínos comentários acima, ressalvando as suas qualidades pessoais.
Costuma dizer-se que “o médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”, ou algo assim do género, e mais não podia ser verdade, uma vez que, enquanto cidadão comum, é comum verificar com uma infeliz nitidez, como é comum aos médicos terem um registo de proximidade humana pouco desenvolvido, tornando o seu desempenho numa contradição em termos.
Acredito que o NI, o Dr. Óscar, trate o corpo humano entendendo o ser humano. É, infelizmente, um exemplo, em prol do interesse público, da população, dos outros.
Mas que privilégio é viver em Aveiras de Cima.
André Coelho
Unknown disse…
Infelizmente não tenho uma boa relação com os médicos de família, talvez porque nunca, aqui onde moro, tenha havido um bom médico de família assim. Vai para 18 anos, quase ia morrendo com um Linfoma, por causa do descaso da minha médica, e desde aí perdi a confiança neles. Agora, temos médico apenas 2 manhãs por semana. É difícil conseguir consulta, porque são muitos doentes para um só médico. Acredito que o Dr Óscar, seja realmente um bom médico e um bom amigo dos seus doentes, senão, não se dava a tanto trabalho para não os deixar sem médico, e também não receberia tantos elogios. Pena não serem todos assim, trabalharem por amor à profissão que escolheram e aos seus doentes, e não por amor ao dinheiro que a profissão dá a ganhar. Bem haja Dr. Óscar. Estimem-no, que ele merece.
Unknown disse…
Este médico é um super homem um bem haja pela sua competência e pelo seu interesse aos doentes com todo carinho
Amigo do coração, quem é gigante é... gigante!!!
Abraço gigante!
Unknown disse…
Como Alguém já o disse em comentário anterior, é um privilegio viver em Aveiras de cima, mas o que me dá vontade de partilhar, é um enorme privilegio ter um medico com as qualidades profissionais e humanas do Dr. Óscar,assim sendo espero poder manter este laço por todo o tempo que seja possível.Obrigado pelo seu empenho,bem haja
Paulo Santos
Djanira Radamés disse…
Minha família e eu tivemos o privilégio de contar com o Dr. Óscar aquando de nossa instalação em Coimbra e lamentamos que nos tivesse deixado. Além de excelente médico, é ainda exímio musicista e nossas consultas sempre terminavam em um apaixonado diálogo sobre música. Bem haja, Dr. Óscar, e que um dia possamos nos reencontrar.
Hernani Maia disse…
Honra-me ser seu paciente. Honra-me ter-se formado na universidade que ajudei a construir. Bem haja!