Penafiel- Jornadas de Ortopedia do CHTS destacaram articulação de cuidados

Realizaram-se, a 9 e 10 de maio, as I Jornadas Multidisciplinares de Ortopedia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) para a Medicina Geral e Familiar. A iniciativa, uma organização conjunta do CHTS e das Unidades de Saúde dos ACES Tâmega I, II e III, teve lugar no Museu Municipal de Penafiel.
O evento, que reuniu profissionais das áreas da Ortopedia, Fisiatria, Anestesiologia, Radiologia e Medicina Geral e Familiar, teve como objetivo melhorar a articulação entre serviços, no sentido de otimizar os cuidados de saúde prestados à população.
Na sessão de abertura, Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração, destacou a relevância destas iniciativas que envolvem o hospital e os ACES e o papel importante que desempenham na melhoria dos cuidados de saúde.
As doenças que afetam o sistema musculoesquelético são responsáveis por uma elevada procura de cuidados de saúde, tanto a nível hospitalar, como nos centros de saúde. Tiago Costa, Médico Interno de Formação Específica do Serviço de Ortopedia e Traumatologia do CHTS e um dos elementos da comissão organizadora, salienta a importância da comunicação entre os profissionais de saúde de diferentes áreas no acompanhamento destes doentes, “revendo todo o percurso do doente, desde a primeira abordagem nos centros de saúde, passando pela referenciação hospitalar, até à alta clínica”.
O programa contou com com vários oradores que abordaram diferentes patologias da área de ortopedia, atendendo à questão da referenciação e com a respetiva discussão de casos clínicos.
A 9 de maio, falou-se sobre “Generalidades de Patologia Ortopédica nos Cuidados de Saúde Primários”, “Patologia da Coluna Vertebral”, “Patologia do Ombro”, “Patologia do Cotovelo”, tendo ainda sido realizado um workshop em Ortopedia Infantil.
O segundo dia foi dedicado à “Patologia da Bacia e Anca”, “Patologia do Joelho”, “Patologia do Tornozelo e Pé” e apresentação de comunicações orais sobre casos clínicos, casuística, revisões temáticas e trabalhos de investigação.

Fonte desta notícia- Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

Comentários