Penafiel comemora 500 anos da atribuição do Foral

Penafiel vai comemorar os 500 anos do Foral, outorgado pelo Rei D.Manuel I, em Évora, a 1 de Junho de 1519, com diversas iniciativas culturais, numa organização da Câmara Municipal de Penafiel com o apoio da Associação de Amigos do Museu Municipal de Penafiel, Rotary Club de Penafiel e Grupo de Teatro de Novelas.

As comemorações têm início no dia 31 de Maio , pelas 21h30, no auditório do Museu Municipal de Penafiel com uma conferência que contará com a presença do Prof.Doutor Francisco Ribeiro da Silva, que abordará os Forais do Termo do Porto, e com presença do Dr.José F.Coelho Ferreira, autor do Livro "Forais de Penafiel".
A conferência  será acompanhada de uma exposição do Foral, um momento musical e a declamação do texto do foral pelo ator Fernando Soares.

No dia 1 de Junho, pelas 20h30, decorrerá uma recriação da cerimónia da entrega do pergaminho do Foral à Câmara Municipal de Penafiel, com figurantes vestidos à época e com transporte a coche puxado por parelha de cavalos, com a representação teatral a cargo do Grupo de Teatro de Novelas.

Ainda no dia 1 de Junho, às 21h45, o Largo da Ajuda acolhe um concerto com a Banda Musical de Rio de Moinhos e Banda Musical de Rio Mau.

Comentários