Penafiel celebra o Corpo de Deus-Festas da Cidade e do Concelho com vasto programa

Penafiel vai celebrar o Corpo de Deus, as Seculares Festas da Cidade e do Concelho que prometem trazer animação, cor e alegria, com destaque para as tradições únicas no País, como o Cortejo do Carneirinho, a Cavalhada, os Bailes dos Ofícios e a Majestosa Procissão do Corpo de Deus.

Durante os 8 dias de festa não faltarão também os tradicionais grupos de bombos, o folclore, fado, desfiles de moda, fogo de artifício e as bandas musicais. 

A Música estará também em destaque nas Festas da Cidade com os concertos da banda Os Aurora e do artista Nuno Ribeiro.

Nestes dias, a cidade estará com um colorido diferente. Estandartes, bandeiras, pendões e iluminações festivas vão ornamentar as principais artérias de Penafiel.
As Festas da Cidade arrancam na sexta-feira, dia 14 de Junho, pelas 10h30, com o Cortejo do Carneirinho. Tradição única no país, que remonta a 1880, quando os alunos da casa escolar do professor Henrique de Carvalho, desfilaram com o cordeiro para o oferecer ao professor como sinal de gratidão e respeito. Hoje em dia, milhares de crianças cumprem a tradição e desfilam, entoando cânticos de alegria ao mestre,  com o seu carneirinho pelas ruas, que segue enfeitado, a pé ou de carroça, para no final ser oferecido ao professor. 



Ainda a 14 de Junho, a partir das 21h30,  decorrerá no Largo da Ajuda a tradicional Noite de Fado. 
A música da Alma Portuguesa, elevado a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2011, será homenageado com um concerto pelo Grupo de Guitarras de Penafiel, que interpretará os mais belos fados.
No dia 15 de Junho, decorrerá mais uma edição do  “Penafiel Passeio D´Moda”, organizado pela Associação Empresarial de Penafiel,  com um desfile de moda pelas ruas da cidade, a partir das 17h00.
Desfile que este ano contará  com a participação de 250 modelos que irão  desfilar na passadeira vermelha que cobrirá os passeios do Centro Histórico da cidade, numa extensão superior a 700 metros, vestidos a rigor com roupa, calçado, jóias, bijutarias e diversos adereços de moda, do comércio tradicional de Penafiel.

Nesse dia, a partir das 21h30, decorre a grandiosa Noite de Bombos da Cidade de Penafiel que irá contar com a participação de 45 grupos de bombos de vários concelhos do norte do país, na  já considerada maior concentração de bombos da região!
No domingo dia 16 de Junho, com o Encontro Etnográfico do Tâmega e Sousa com a presença de vários grupos da região que a partir das 15h no Campo da Feira, onde decorrerá a atuação de cada um com os seus cantares e costumes. Ao palco vão subir os seguintes grupos:Rancho Folclórico de Rio de Moinhos-Penafiel; Rancho Folclórico da Amizade de Telões-Amarante; Grupo Folclórico de Penafiel; Rancho Folclórico de Santo André de Friande-Felgueiras; Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Ajuda-Nevogilde-Lousada; Rancho Folclórico da Casa do Povo de Recarei-Paredes; Rancho Folclórico de S.Pedro da Bela Vista-Galegos-Penafiel.

As festividades prosseguem no dia 19 de Junho, pelas 21h30, com outra tradição única no país com mais de 300 anos. Sairá do Campo do Conde de Torres Novas, a Secular Cavalhada, em carro próprio puxado por uma parelha de cavalos, a Figura da Cidade irá apresentar cumprimentos à Câmara Municipal de Penafiel. Da varanda do edifício dos paços do concelho os autarcas ouvem com atenção o delegado do povo.
Ainda no decorrer da cavalhada atuam os Bailes dos Oficios, danças que já são referidas no tombo das festas nos Séculos XVII e XVIII, que retratam profissões e danças de tempos idos. Atuarão os seguintes Bailes- Baile dos Ferreiros; Baile dos Pretos; Baile das Floreiras; Baile dos Pedreiros; Baile dos Turcos e Baile dos Pausinhos.



Os Bailes têm como objectivo preservar a tradição das antigas ‘danças e invenções’ que, antigamente, constituíam a importante obrigação das corporações de ofícios. Recorde-se que, a tradição dos Bailes do Corpo de Deus esteve quase extinta durante o século XX, e foi recuperada a partir de 2008, com o empenho do município de Penafiel em estreita articulação com a comunidade local



Às 23h45, decorrerá a grandiosa sessão de fogo-de-artifício, na Praça da República, que promete encher de cor e luz os céus da cidade. 




Na Quinta-feira dia 20 de Junho, Feriado Nacional, a Cidade de Penafiel veste-se de gala para celebrar o Corpo de Deus.
De manhã decorrerá o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional interpretado pelas bandas de Música.
Às 09h45 os sinos das Igrejas da Cidade tocam a repique para anunciar a Missa Solene do Corpo e Sangue de Cristo, na Igreja Matriz às 11h30.

De tarde não  faltará animação cultural pelas ruas da cidade. Com o grupo de Bombos de S.Lourenço, com a Fanfarra dos Escuteiros de Ronfe-Guimarães, com as Bandas de Música  Paço de Sousa, de Rio de Moinhos e Rio Mau, em vários pontos da cidade às 15h00 e com a atuação de alguns dos Bailes
Durante a tarde decorrerá também a adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja Matriz a cargo de vários grupos da paróquia.

Às 17h30 sairá para as ruas da Cidade de Penafiel, a Majestosa Procissão do Corpo de Deus, uma das maiores procissões de Portugal e considerada única no país, por manter o cortejo profano, datada desde 1540. Nela tomarão parte a bicha serpe, o estado de S.Jorge, comitiva de cavaleiros à Século XV, o boi bento, o Carro Triunfal, as 38 cruzes das paróquias do concelho, os bailes tradicionais, estandartes, confrarias e irmandades da cidade, quadros Bíblicos, corpo eclesiástico, comunidade da catequese, entidades civis e religiosas, Pálio com Santíssimo Sacramento. O trajeto a percorrer será adornado por colchas estendidas nas varandas como sinal de respeito. 

No adro do Santuário do Sameiro decorrerá a bênção do Santíssimo Sacramento à Cidade e ao Concelho de Penafiel, com largada de pombos e apoteose de morteiros. Momento de fé que é presenciado por milhares de pessoas.

 A procissão recolherá na Igreja Matriz.



Quadros Bíblicos da Procissão do Corpo de Deus 
Uma das singularidades, que fazem da Procissão de Penafiel única no país, é a representação fiel da Vida de Cristo. Este ano e uma vez mais, serão recriados por centenas de adultos, ricamente vestidos e adornados que darão a conhecer vários episódios da vida de Jesus e da Igreja. Entre outros poderão ser vistos este ano, cenas como a anunciação, o nascimento de Jesus, a fuga para o egipto, as bodas de caná, os pescadores, a última ceia, o calvário e a paixão de Cristo. 

A Noite do dia de Corpo de Deus será abrilhantada pelo concerto das Bandas de Música do concelho no Largo da Ajuda. Momento sempre aguardado por centenas de pessoas.



A noite de 20 de Junho será dedicada à música! O Campo da Feira acolhe, a partir das 22h00, os concertos com a Banda "Os Aurora" e o artista "Nuno Ribeiro" que prometem atrair milhares de pessoas. 

David Silva, Eduardo Monteiro, João Carrasqueira e Tiago Araújo formam Os Aurora, banda portuguesa que ganhou notoriedade com a sua participação no Factor X e pelo single "A Volta" que integra a banda sonora da novela líder da audiência da Sic "Vidas Opostas."

A Banda, que já atuou em vários festivais de Portugal, desde o Meo Marés Vivas, Nickelodeon Nick Fest e MTV Summer Sound, e em grandes festas e romarias por todo o país!

É ainda conhecida por temas como "Sem Porquês", "És Minha", "Sem ti" e "Tempo Pefeito".


Nuno Ribeiro é uma das revelações da música portuguesa, ganhou reconhecimento com a sua  participação no programa Voice Portugal, no qual foi finalista pela equipa de Mickael Carreira, e pelo sucesso na sua carreira a solo, com o single "Longe" que conta com mais de 4 milhões de visualizações e faz parte da banda sonora da novela da TVI "Valor da Vida", e ainda o single" O que fomos", da banda sonora da novela  da TVI- "A prisioneira", que conta com a participação de David Carreira e que contabiliza mais de 1 milhão de visualizações.
As comemorações do Corpo de Deus terminam no dia 21 de Junho às 21h30 no auditório do Museu,com  apresentação da tese de Doutoramento de Dr Luís Leal: " Pe.Américo Monteiro de Aguiar- «Um teólogo da acção» no Portugal contemporâneo", que contará com um momento musical pelo grupo Cantarias.



Comentários

Rf disse…
Podem enviar a morada do local onde vão actuar os autoras para colocar no GPS?
Obrigada. Somos de Aveiro