CHTS e Município de Penafiel asinalaram os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) e a Câmara Municipal de Penafiel assinalaram, a 19 de setembro, os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
A iniciativa, realizada no Museu Municipal de Penafiel, reuniu especialistas num encontro onde se fez uma reflexão sobre o passado e se discutiram ideias, propostas e soluções para assegurar a continuidade do SNS com qualidade, eficiência e humanismo.
“A problemática das urgências”, “A gestão do doente crónico”, “Perspetiva da saúde em ambiente pré-hospitalar”, “Perspetiva organizacional da saúde ao nível dos cuidados primários” e “A Importância e a evolução dos cuidados prestados no âmbito dos médicos de família” foram os temas que lançaram esta reflexão.
Carlos Alberto, presidente do conselho de administração do CHTS, salientou “a enorme evolução dos serviços de saúde em Portugal ao longo destes 40 anos” e, em relação ao CHTS, fez questão de referir as mudanças que têm acontecido, “com mais médicos, mais enfermeiros, especialidades novas que chegaram, por exemplo”.
“No entanto, continuam a existir muitas dificuldades, temos uma área de influência muito grande, temos muita gente, população cada vez mais envelhecida, com muitas doenças, mas prefiro sempre falar do que foi feito, sendo certo que há muito por fazer ainda”, concluiu Carlos Alberto.
Sobre o SNS, Filipe Serralva, diretor do Serviço de Urgência do CHTS afirmou: “é um bem que nós temos que não há igual pelo mundo fora. É um sistema justo, equitativo para todos, sem exceções e que funciona muito bem e nós queremos mostrar o que de bem se faz na saúde”.
José Ribeiro, enfermeiro diretor do CHTS, falou também em evolução e a necessidade do CHTS continuar a evoluir, a continuar a adaptar-se aos novos tempos com novas ofertas de cuidados de saúde, relembrando a publicação, a 4 de setembro, da Lei de Bases da Saúde que “veio criar novas condições para que a continuidade da mudança seja uma realidade”.
Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, reconheceu que o SNS apresenta “muitas fragilidades que é preciso compreender e corrigir”, sublinhando também, por outro lado, como um “um grande ganho para a democracia, criado com o objetivo de permitir que todos tivessem igual acesso à saúde, independentemente da sua situação social ou económica”.
Fernando Malheiro, diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Vale do Sousa Sul, destacou a época de descentralização das competências e de globalização em que se vive, “com menos burocracia, maior rapidez, maior proximidade às pessoas e maior responsabilidade de cada um dos atores neste processo”.
António Rui Barbosa, diretor da delegação regional Norte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), lembrou também a criação INEM, dizendo que “o celebrar os 40 anos do SNS, o 38.º aniversário do INEM, estamos a celebrar o esforço diário destas pessoas, profissionais de saúde, gestores, das governações sucessivas. É celebrar na prática o bem mais precioso, a par da liberdade que nós conseguimos no nosso país, a saúde”.
Estiveram também presentes nesta iniciativa os presidentes das corporações de Bombeiros de Penafiel, Paço de Sousa e Entre-os-Rios.

Fonte desta notícia- Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

Comentários