Município de Penafiel promove IV Festival de Teatro “Sentir Penafiel”

A IV edição do Festival de Teatro “Sentir Penafiel” arranca já no próximo dia 21 de setembro, pelas 21h, na Junta de Freguesia de Croca, com a peça “Ide dar lavagem à porca”, protagonizada pelo Grupo de Teatro de Novelas.
Esta iniciativa, organizada pelo Município de Penafiel em colaboração com o Grupo de Teatro de Novelas, tem como objetivo promover a arte do teatro através da realização de momentos lúdicos para a toda a comunidade do concelho. Desta forma, as peças de teatro de revista, comédia e melodrama vão percorrer várias freguesias do concelho. Além do Grupo de Teatro de Novelas, vão participar no evento os grupos de teatro “Diamantes” (Oldrões), “Susanense” (Valongo), “Bando dos Pardais” (Canelas), Tamaranto (Amarante) e Linha 5 Caíde (Lousada).

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “A aposta continua a ser a de levar o teatro a todo o nosso concelho e dar a oportunidade aos nossos concidadãos que residem nas freguesias, mesmo as mais distantes da sede do concelho, de assistirem a peças de teatro, de saírem de suas casas para conviver e para usufruírem de momentos de cultura e de lazer. O teatro amador merece todo o nosso respeito e consideração e este Festival é uma forma de reconhecer isso, mas também uma forma de estimular os grupos locais de teatro a fazerem cada vez mais e melhor”.

No encerramento desta edição (7 de dezembro), a Câmara Municipal vai homenagear o ator Abílio Martinho Moreira da Silva, que recebeu a Medalha de Ouro do Município de Penafiel (2018), no âmbito do 248.º aniversário de elevação de Penafiel a cidade. Martinho da Silva é natural de Penafiel e, para além da ligação ao teatro, já trabalhou em vários projetos televisivos, dobragens, publicidade e cinema. Atualmente, integra o elenco da nova novela da SIC “Nazaré”.

Programa do IV Festival de Teatro “Sentir o Verão”

21 setembro -21h00
Local: Junta de Freguesia de Croca
“IDE DAR LAVAGEM À PORCA”
Grupo de Teatro de Novelas - Penafiel
Sinopse: Um prólogo e uma apoteose, múltiplos quadros (rábulas) e musicais. Esta revista é essencialmente uma sátira política e social, onde os personagens são construídos e moldados com base no quotidiano. As figuras típicas, a classe política e outras figuras mais, são parodiadas ao longo da revista de forma jocosa, maliciosa e hilariante. Uma hora e meia de boa disposição.

5 outubro - 21h00
Local: Museu Municipal de Penafiel
“A NOSTALGIA”
Grupo de Teatro Diamantes - Oldrões
Sinopse: Nos últimos tempos, nascem tantas coisas belas, surgem pessoas de bom coração, constrói-se equipas, celebram-se vitórias e honra-se o amor. É assim que se recorda, com magia e muito brilho. Oldrões, a terra da saudade e do afeto mais genuíno do mundo. Recua-se no tempo e vivenciam-se os momentos mais felizes do planeta!

12 outubro - 21h00
Local: Novelas
“UM DIA PERFEITO”
Grupo de Teatro Susanense - Valongo
Sinopse: Um dia no consultório médico de um lar de idosos. A médica vai tentar encontrar soluções com simpatia e afeto para os problemas dos utentes, uns divertidos, outros dramáticos.

2 novembro - 21h00
Local: Centro Paroquial S. Mamede de Recesinhos
“O REINO DAS CEM JANELAS”
Grupo de Teatro Bando dos Pardais - Grupo de Teatro de Canelas
Sinopse: No Reino das Cem Janelas, El-Rei Tadinho, Monarca Iluminado, dirige com sabedoria os desígnios dos seus súbditos. Nos momentos de Graças e Desgraças, El-Rei, Clero, Nobreza e o Povo contam sempre com a preciosa ajuda da Bruxa Riquezinhas. Em suma, um retrato pitoresco de qualquer sociedade de hoje e de sempre.

23 novembro -21h00
Local: Salão da Junta de Freguesia da Capela
“ACONTECE O QUE ACONTECE”
Grupo de Teatro Tamaranto - Amarante
Sinopse: ACONTECE O QUE ACONTECE numa noite igual a tantas outras, três mulheres iguais a tantas outras, decidem ir a um local isolado com propósitos completamente diferentes... Do encontro destas três mulheres resulta uma enorme confusão causada pela sua dificuldade em comunicar e a imensa vontade de esconderem os motivos que as levaram ali.

30 novembro - 21h00
Local: Salão Paroquial Valpedre
“PERFEITO DE QUALQUER JEITO”
Grupo de Teatro Linha 5 Caíde - Lousada
Sinopse: Uma comédia em três atos onde eles e elas, elas e eles se confrontam com os seus defeitos e os defeitos dos outros. Até que surge aquele que parece personificar a perfeição. Perfeito aos olhos delas e uma ameaça aos olhos deles, e prova, finalmente, que a perfeição se existe, está nos olhos de quem a vê. Uma novela teatral com humor e disparates para todos os gostos...e até desgostos de alguns.

7 dezembro - 21h00 - Encerramento
Local: Museu Municipal de Penafiel
“ZÉ, ABRE A PESTANA”
Grupo de Teatro de Novelas - Penafiel
Sinopse: Depois do grande sucesso “Ide dar Lavagem à Porca”, o Grupo de Teatro de Novelas volta a apresentar uma revista original onde expõe um olhar crítico ao Portugal dos nossos dias. Um espetáculo composto por 16 quadros falados e musicais. Esta revista é essencialmente uma crítica, cujos ingredientes principais são o humor e a paródia, a certos aspetos do quotidiano deste país e às suas gentes. Se a arte consegue mudar mentalidades e consciencializar esta revista não é exceção disso. Figuras carismáticas como Bocage, o Zé Povo e a velha Varina marcarão presença nesta Fabulosa Revista à Portuguesa. Esta Revista promete fazer rir e dar que pensar.

Fonte desta notícia- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários