Hospital de Penafiel acolheu o IX Fórum ENESIS da SPMS

Numa parceria entre o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) e a SPMS- Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, realizou-se no dia 27 de setembro, o IX Fórum ENESIS para apresentação e discussão da Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde 20-22 que reuniu especialistas das Tecnologias da Informação na área da saúde.
Neste encontro dedicado à transformação e inovação, foi possível, no auditório do Hospital Padre Américo, assistir à realização de uma teleconsulta com doente em tempo real a partir do Registo de Saúde Eletrónico, durante a apresentação da RSE Live, uma plataforma de telessaúde desenvolvida pela SPMS.
Foi simulada uma consulta de Nefrologia, uma especialidade que implica deslocações periódicas dos utentes ao CHTS para consultas de seguimento e que, tendo em conta a vasta área de influência do CHTS, envolve, por vezes, bastantes quilómetros de distância.
Nesta consulta, a doente estava em Lisboa e, através da RSE Live, falou com o nefrologista, Carlos Botelho, que verificou e marcou novos exames e, ainda, passou uma receita eletrónica que caiu de imediato no telemóvel da doente.
Na sessão de abertura, Carlos Alberto, presidente do Conselho de administração do CHTS, deu as boas vindas aos participantes, oriundos de diferentes instituições, referindo também, em relação ao centro hospitalar, a importância de “aceitar desafios e aprender com os melhores”.
Henrique Martins, presidente do Conselho de Administração da SPMS, começou por salientar ser “esta a primeira vez que o Fórum ENESIS se realiza num Hospital, numa instituição que presta cuidados de saúde”, falando, depois, sobre o enquadramento da Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde.
O programa do encontro continuou com o relato da experiência do SNS Sem Papel do Hospital Distrital da Figueira da Foz, seguindo-se a apresentação sobre o CHTS, a apresentação do Projeto de Gestão Eletrónica dos Equipamentos de Electromedicina da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte e a apresentação da versão de trabalho do documento estratégico ENESIS 20-22.
Após o espaço de debate, em grupos, relativo à ENESIS 20-22, realizou-se a sessão plenária, com apresentação de conclusões, e a apresentação das linhas gerais do Plano Estratégico de Infraestruturas / Nova RIS.
O IX Fórum ENESIS terminou com a assinatura de um protocolo entre a SPMS e o IPO do Porto.
Fonte desta notícia- Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa

Comentários