Penafiel | "Há um novo baloiço de sonho (e instagramável) junto ao Rio Douro"

Há um novo baloiço gigante no País onde pode estar, pensar, usufruir da natureza, entrar em contacto com as suas memórias de infância, aproveitar vistas absolutamente incríveis — e claro, porque não, encher o Instagram de fotos de fazer inveja a qualquer um. Chama-se apropriadamente Baloiço da Boneca, porque parece saído de um conto de fadas ou de um livro infantil. Mas na verdade vai buscar o nome à Serra da Boneca, na freguesia de Sebolido, Penafiel.
“O Baloiço da Boneca é um local de lazer e de paz. Pedimos apenas aos visitantes que deixem o local exactamente como o encontraram”. É assim apresentado o novo mágico espaço com vista para o Rio Douro, na sua página de Facebook criada este mês de setembro.
Sebolido fica a 30 quilómetros do Porto e a 25 de Penafiel. Para chegar ao baloiço, nada mais fácil: depois de chegar a Sebolido, segue as indicações da Serra da Boneca. Chegando ao topo da serra, tem as indicações do baloiço, pelo acesso ao parque eólico da Boneca.
A ideia surgiu de um grupo de jovens da freguesia de Sebolido, que conhecem a serra como ninguém — e que preferem não se identificar. “Somos muitos, e para não causar algum tipo de injustiça não pretendemos identificar uma pessoa, apenas dizer que os jovens tiveram a ideia e o trabalho de o construir”, conta um dos responsáveis à NiT. “Até porque podemos nos esquecer de alguém”. As idades andam entre os 25 e os 55 anos.
O grupo, apaixonado pela região e pela natureza, já tinha visto outros baloiços gigantes e semelhantes, espalhados pelo Pais. E acharam que seria uma boa ideia instalar um ali, para que todos pudessem apreciar a incrível paisagem.
A Serra da Boneca tem das melhores paisagens da linha do Douro, defendem. “Para nós que moramos cá e conhecemos e já passamos por cá bons momentos, achámos que poderíamos criar um ponto de visita e atrair algumas atenções para o local”, adianta o mesmo responsável.
O local foi escolhido a dedo, “com a intenção de dar o melhor acesso possível e a melhor vista sobre a nossa freguesia — e claro o Rio Douro, porta de entrada de muitos turistas na nossa região”.
O principal objetivo foi mesmo esse, dar a conhecer, ao mundo, Sebolido e os seus encantos. E para isso precisaram de alguma ajuda: “Precisámos de apoio para o investimento e logística. Falamos com a junta de freguesia se nos poderia apoiar na aquisição dos materiais e transporte do baloiço para o local. O apoio foi total, acharam a ideia muito interessante e apoiaram desde a primeira hora. Aliás a eles, o nosso muito obrigado pela ajuda”, frisa o grupo de jovens.
O baloiço ficou concluído no final de julho e está aberto desde então, começando já a marcar presença em dezenas de fotos nas redes sociais — e a atrair pessoas de todo o mundo, meramente na base do passa palavra.
Até porque tem uma característica muito importante: não existe qualquer tipo de condicionamento no acesso, está aberto o ano todo e todo o dia, 24 horas por dia. E por esse motivo, desde da abertura, já passaram por lá milhares de visitantes, uns de dia outros de noite.
“São várias as formas de apreciar a paisagem do local, todos tem uma visão diferente da mesma, alguns procuram experiências diferentes visitando o local ou pôr do sol, ao nascer do dia ou mesmo durante a noite. Para nós tem sido uma agradável surpresa o resultado deste pequeno ponto turístico”, diz o grupo que o criou.
Na placa do nome do Baloiço lê-se Família, Sonho, Abraço, Amor, Magia, Paz. Tudo o que se espera que as pessoas sintam e usufruam no local. 
E os criadores concluem: “todos nós somos amantes da natureza e apenas deixamos um apelo aos visitantes: deixem o local conforme o encontraram. Achamos que a melhor forma de fazer com que as pessoas percebam a importância da natureza não é afasta-las, mas sim inclui-las”. 
Fonte desta notícia- NIT | da autoria de Patrícia Neves | Partilhada do link: https://nit.pt/out-of-town/back-in-town/ha-um-novo-baloico-de-sonho-e-instagramavel-junto-ao-rio-douro

Comentários