Penafiel recebe 2020 com agenda cheia para celebrar o 250º aniversário de elevação a cidade

Penafiel recebe 2020 com agenda cheia para celebrar o 250º aniversário de elevação a cidade

Fique a conhecer a programação de Janeiro
No âmbito das comemorações dos 250 anos de elevação de Penafiel a Cidade, o Município preparou uma programação recheada de iniciativas para todos os gostos e idades, que vai decorrer durante o próximo ano de 2020.
Assim, o programa inicia-se já no mês de Janeiro, no dia 5, com um concerto de Ano Novo, protagonizado pela Orquestra do Norte, na Igreja da Misericórdia, às 15h00. As agradáveis melodias de Johann Strauss Jr. e família vão marcar o ritmo de um concerto recheado de algumas das mais belas páginas musicais de sempre. Os costumes musicais vienenses dominam o programa que evoca ainda Ludwig van Beethoven que também celebra em 2020 – a par da nossa cidade - o 250º Aniversário do seu nascimento.


Também no dia 12, vai decorrer o tradicional “Encontro de Cantares de Janeiras”. Nesta edição, os 21 grupos e ranchos folclóricos inscritos não vão atuar apenas no Pavilhão de Feiras e Exposições (16h), mas também noutros pontos da cidade (14h), como o Edifício Tem-Tem, Bicha Serpe, Prédios da Praça e Praça do Município. O cantar de Janeiras é uma tradição popular que tem o objetivo de dar as boas vindas ao novo ano com alegria e boa disposição.

Para os apaixonados pela 7ª arte, nos dias 12, 13 e 14, o Cinemax em Penafiel vai acolher, mais uma vez, a Festa do Cinema Italiano com o ciclo de cinema documental “A GRANDE ARTE NO CINEMA”, dedicado à arte mundial e aos seus protagonistas.

“O Museu do Prado”, documentário que vai ser exibido às 19h30 nos três dias, traduz-se na primeira viagem cinematográfica através das salas, histórias e emoções de um dos museus mais visitados no mundo, de cuja riqueza de mais de 8000 tesouros de arte é uma experiência fascinante, levando quase 3 milhões de visitantes a Madrid todos os anos.


No dia 17, a partir das 10h, a Biblioteca Municipal de Penafiel vai receber a apresentação dos livros “Contos para pensar” e “Se eu fosse…” de Maria Luísa Santos. Mais tarde, às 21h, está agendada a inauguração da exposição de pintura “A VIDA PELAS RAÍZES, Retratos de Escritores” de Ana Loureiro, e ainda a apresentação do livro “ Angélica, Histórias do ser e do não ser” de Cidália Fernandes.


Já no dia 23, a Orquestra do Norte volta a Penafiel, desta vez para estar presente nas Escolas EB 2/3 Secundária de Pinheiro de manhã e na EB 2/3 Penafiel Sudeste de tarde para dar concertos pedagógicos.

Por fim, a programação estende-se também ao desporto, com o “Penafiel Winter Heroes – Convenção de Fitness” a decorrer nos dias 25 (das 10h às 00h) e 26 (das 10h às 13h), no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel.


Ao longo dos dois dias, os amantes de fitness vão poder participar em “master classes” de zumba, pilates, bodypump, bodyattack e maratona spinning. Ainda assim, o foco principal vai ser o crossfit, onde se pretende que “mais do que uma competição, haja um convívio” com duração de 8 horas entre os atletas.


Além disso, o evento, organizado pelo Ideal Korpus Health Club, com o apoio do Município e da Junta de Freguesia de Penafiel, vai contar também com uma “Ideal Fight Night” de kickboxing, com workshops de fitness e de nutrição e com
um “Fit Market” – feira de vestuário e de acessórios. Os interessados podem inscrever-se a partir do link: https://idealkorpus.com/index.php/pwh-programacao/.

De recordar que Penafiel, antes vila de Arrifana de Sousa, foi elevada a cidade pela mão de D. José I no dia 3 de março de 1770, para que aqui se pudesse fixar a sede de um novo bispado que a política pombalina queria destacar do “território da poderosa mitra portuense”. Penafiel é, desta forma, uma das cidades mais antigas do país.


Também pelo concelho se realizam iniciativas integradas no aniversário da Cidade de Penafiel.
Por sua vez, nos dias 11 e 12, a freguesia da Figueira vai receber a encenação do Auto dos Reis Magos. Uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Lagares e Figueira e pelo Grupo de Educação e Estudo da Natureza (G.E.N.O.M.A), com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel, que tem como objetivo recuperar as tradições da aldeia e envolver toda a comunidade. Além da representação teatral da viagem dos três Reis Magos para visitar Jesus aquando do seu nascimento, vai também haver a habitual feira de artesanato e de produtos locais.

Fonte desta notícia- Câmara Municipal de Penafiel

Comentários