COVID-19 | Aviso importante da Paróquia de Penafiel

"Atendendo à dessiminação do novo corona vírus, às recomendações da Conferência Episcopal Portuguesa e à Nota Episcopal do nosso Bispo, até que seja superada a atual situação, tomamos as seguintes providências.
Assim:
• As celebrações comunitárias da Eucaristia estão canceladas. Nas nossas comunidades os sacerdotes que as servem celebrarão em privado por todo o povo. Os fiéis são aconselhados a celebrar o domingo participando através da televisão, da rádio ou internet.
• A catequese nas três paróquias ficará cancelada. Peço, contudo, aos catequistas que não abandonem as crianças, mas mantenham, através das redes sociais, uma relação de proximidade, com uma oração, uma meditação, chamando a atenção para algum aspeto da catequese, ou simplesmente procurando saber como estão…
• Não haverá confissões. Quer na igreja do Calvário, quer as celebrações penitenciais com confissões vicariais e com as crianças.
• Também não haverá visita aos doentes, quer dos Ministros Extraordinários da Comunhão, quer do Pároco. Saberemos estar próximos com um telefonema e disponíveis para tudo o que as famílias precisarem.
• As atividades dos Escuteiros serão canceladas. Os dirigentes saberão encontrar meios para estarem próximos das secções.
• Serão canceladas as ações propostas para esta Quaresma: Dia do Pai, Via Sacra Interparoquial; bênção das grávidas. Foram canceladas também as Assembleias Vicariais de Jovens e das Famílias.
• Será interrompida a adoração solene ao Santíssimo Sacramento na Igreja da Ajuda.
• As celebrações dos funerais serão breves e restritas à família próxima. Não haverá cortejo a pé para o cemitério, para evitar aglomerado de pessoas.
• Em relação às Procissões, Celebrações da Semana Santa e Domingo de Páscoa, de acordo com a evolução da situação, tomaremos decisões.
NÃO ESTAMOS SÓS…
A esperança cristã não nos desresponsabiliza no compromisso que havemos de assumir, mas ajuda-nos a olhar mais além que o presente. Nos momentos de dificuldade saberemos elevar a Deus a nossa oração e confiar na proteção de Nossa Senhora.
• Esta situação é também um grande desafio à vivência da Quaresma. A tradição deixou-nos a ORAÇÃO, o JEJUM e a ESMOLA como caminho de conversão, que saberemos viver, mesmo que não possamos ir à Igreja ou participar em alguma celebração.
• Os 14 dias de quarentena sugerem o caminho que Jesus percorreu até ao Calvário e as 14 estações da Via Sacra, até que possamos celebrar a 15º, a Páscoa da Ressurreição. Durante os 14 dias (16 a 31 de março), com a exceção dos domingos (22 e 29) serão apresentadas nas redes sociais uma estação da Via Sacra e a meditação e oração para a mesma, convidando em família ou individualmente cada um a rezar.
• Convido também a que se utilizem as aplicações Passo a Rezar, Clik To Pray ou IBreviary, como subsídios para a oração.
• Por fim, convido todos a rezar as seguintes orações:
Senhor Jesus, Salvador do mundo,
esperança que nunca nos desilude, tem piedade de nós
e livra-nos de todo o mal!
Pedimos-Te para vencer o flagelo deste vírus
que se está difundindo, curar os doentes,
preservar os sãos, apoiar quem trabalha pela saúde de todos.
Mostra-nos o Teu Rosto de misericórdia
e salva-nos pelo Teu grande amor.
Nós to pedimos por intercessão de Maria,
Tua e nossa Mãe, que com fidelidade nos acompanha.
Tu que vives e reinas pelos séculos dos séculos.
Ámen.
(+ Bruno Forte)
Ó Maria, Tu sempre brilhas em nosso caminho como sinal de salvação e esperança.
Nós nos entregamos a Ti, Saúde dos Enfermos,
que na Cruz foste associada à dor de Jesus, mantendo firme a Tua fé.
Tu, Salvação do povo romano, sabes do que precisamos
e temos a certeza de que garantirás, como em Caná da Galiléia,
que a alegria e a celebração possam retornar após este momento de provação.
Ajuda-nos, Mãe do Divino Amor,
a nos conformarmos com a vontade do Pai
e a fazer o que Jesus nos disser.
Ele que tomou sobre si nossos sofrimentos e tomou sobre si nossas dores
para nos levar, através da Cruz, à alegria da Ressurreição. Amém.
Sob a Tua proteção, buscamos refúgio, Santa Mãe de Deus.
Não desprezes as nossas súplicas, nós que estamos na provação,
e livra-nos de todo perigo, Virgem gloriosa e abençoada."

Comentários