Penafiel assinala festa de São Roque

 Penafiel vai assinalar o dia de São Roque que viu as suas festividades canceladas devido à pandemia de COVID-19.

A pandemia de COVID-19 obrigou ao cancelamento de todos os eventos e festividades e a Festa de São Roque não foi exceção. Este não há majestosa procissão pelas ruas da cidade nem as tradicionais noitadas mas a Paróquia de Penafiel e a capelania não quiseram deixar o dia de São Roque em esquecimento. 

Para assinalar os festejos a capela de São Roque estará aberta no sábado e domingo, 15 e 16 de Agosto, para orações e pagamentos de promessas. 

A Missa Festiva em honra de São Roque decorrerá, este ano, na Igreja Matriz de Penafiel, dia 16, dia litúrgico de S.Roque, às 11h30, onde decorrerá a tradicional bênção do pão. 

A celebração da eucaristia será na igreja de forma a garantir todas as condições de segurança e de saúde pública exigidas pela DGS, algo que a capela não oferece.


Horário de abertura da capela*:

Sábado 15 agosto- 14h00 às 19h00

Domingo 16 de Agosto, dia de S.Roque- 09h30 às 19h00

Devido às contigências da COVID-19 só é permitida a entrada de 2 pessoas e cada vez na capela, com máscara e desinfeção das mãos à entrada.


UMA FESTIVIDADE SECULAR 

A Capela de S.Roque construída por volta de 1580 é dos templos mais antigos de Penafiel. Durante a epidemia da  peste os doentes eram colocados no monte ao lado da capela e ficavam a cargo de Frei António da Ressurreição, cujo túmulo se encontra nas traseiras da capela e classificado de Monumento Nacional. 

Um dos primeiros registos da procissão de S.Roque data de 1890 com a participação dos andores de Sta Luzia, S.Sebastião e S.Roque a percorrer as ruas da cidade. 

São Roque é o advogado da fome e da peste e um dos santos mais queridos pelos penafidelenses.

Comentários