GNR capturou macaco-prego de habitação devoluta em Penafiel

 

GNR capturou, esta terça-feira, dia 29 de setembro, um macaco-prego (celus apella) numa casa devoluta do concelho de Penafiel.

Num comunicado enviado às redações, os militares explicam que souberam da presença do animal na habitação através de uma denúncia. Ao deslocarem-se ao local, encontraram o macaco e, já com a presença da veterinária municipal, procederam à captura do mamífero, que dificultou a operação de resgate por se afastar de cada vez que alguém se aproximava.

Devido à falta de segurança das condições da habitação, o animal foi capturado através de uma armadilha, com alimentos no seu interior.

Após a análise do primata, os peritos constaram tratar-se de uma fêmea sem qualquer tipo de ferimentos, pelo que foi entregue ao Zoo da Maia.

GNR recorda que o macaco-prego é um mamífero de porte médio, que pesa entre 1.3 e 4.8 kg, podendo atingir os 48 cm de altura, com cauda preênsil, ou seja, com a capacidade de se agarrar. Apesar disso, esta espécie não tem a mesma mobilidade de outros primatas. Já a cor da pelagem varia entre as espécies e os indivíduos, permitindo o reconhecimento destes.

Fonte da notícia- GNR e Notícias ao Minuto

Comentários