Personalidade do Ano 2020 do Concelho de Penafiel | Antonino de Sousa-Presidente da Câmara Municipal de Penafiel

 O Blogue Riquezas e Tradições de Penafiel elege Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, como Personalidade do Ano do Concelho de Penafiel pela 2ªvez consecutiva. 

2020 seria um ano grandioso para Penafiel. A Cidade celebrou 250 anos e estava preparado um programa festivo para assinalar este marco histórico. Porém, a pandemia de COVID-19 cancelou todos os festejos. De imediato, o Presidente da Câmara mobilizou todos os esforços da autarquia para dar resposta ao impacto da COVID-19 na economia local e adoptou um conjunto de medidas para apoiar as famílias, empresas e instituições do concelho em situação de vulnerabilidade e afectadas pela pandemia.
Conheça os 12 factos que pesaram nesta distinção:


1-Implementação da rede de apoio social de Emergência

No âmbito da pandemia do COVID, a autarquia implementou uma rede de apoio social de Emergência, constituída por técnicos do município, IPSS’s e Juntas de Freguesia.

Com o objectivo de apoiar de forma imediata idosos, famílias com pessoas com deficiência, doentes crónicos, oncológicos e famílias a quem que seja imposto o isolamento profiláctico, sem retaguarda familiar e ou institucional, na entrega de alimentos e medicação, garantindo desta forma, o seu distanciamento social como medida de prevenção.



2-A Câmara Municipal de Penafiel reforça apoio aos bombeiros
Com apoio dado desde o início da crise, a Câmara Municipal decidiu reforçar com ainda mais medidas os Bombeiros voluntários, das 3 corporações do concelho, com a distribuição de 3000 máscaras cirúrgicas, realização de testes ao Covid19 aos bombeiros, que, neste momento, estão mais na linha da frente, e ainda um apoio financeiro extraordinário para minimizar a perda de receita das corporações.

O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa considerou os bombeiros como "autênticos heróis, homens e mulheres sem visibilidade pública que estão a ter um papel fundamental numa luta sem quartel. É de louvar o seu sacrifício e entrega ao próximo e por isso mesmo decidi reforçar os apoios às nossas 3 corporações para
que tenham mais e melhores formas de se protegerem e de combater uma crise de saúde pública, onde o seu papel, tantas vezes esquecido, é fundamental. Merecem o nosso total respeito e gratidão.”


3-Penafiel avança com desinfeção de espaços públicos e mais medidas de apoio
A Câmara Municipal de Penafiel, não vai ficar apenas pelas escolas secundárias, e avançou para acções de desinfeção nos jardins de infância, que abrem a partir do dia 1 de junho.

Além da desinfeção, a autarquia decidiu testar os colaboradores que vão estar em contacto mais direto com as crianças e iniciou formação sobre boas práticas higiénico-sanitárias para todos os assistentes operacionais que desempenham funções nos jardins de infância do concelho de Penafiel.

Esta iniciativa enquadra-se no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, em várias frentes, pela Câmara Municipal na segurança, prevenção e combate da pandemia COVID19, tendo no caso em concreto assegurar todas as condições de segurança para jovens e funcionários e para que os pais se sintam mais tranquilos e confiantes em deixar os seus filhos nos jardins de infância.
Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “O Governo definiu a reabertura do pré-escolar para 1 de Junho, e em boa verdade só o poderíamos fazer se tivéssemos a certeza que o faríamos em segurança e com capacidade de transmitir confiança aos pais e colaboradores. Em Penafiel estamos a trabalhar para estar tudo a postos, desinfetado, limpo e em segurança para o regresso das crianças aos jardins de infância. As crianças as suas famílias são a nossa grande preocupação e achámos por bem alargar as medidas de desinfeção das escolas secundárias aos jardins de infância e continuaremos a trabalhar, de forma muito intensa, com a implementação de todas as medidas que sejam
eficazes, realistas e com resultados comprovados para o bem estar da nossa população.”

4- Penafiel assinalou o Corpo de Deus-Festas da cidade e do concelho com arte pública
A actual pandemia do covid-19 cancelou milhares de eventos um pouco por todo o mundo, e Penafiel não foi exceção. Contudo, a Câmara Municipal de Penafiel não deixou cair em esquecimento as suas tradições mais seculares, preservando-as na memória de todos.

As festividades do Corpo de Deus,  festas de “immemorial costume”, em Penafiel, onde ainda hoje se revestem de características únicas no país, não só pela manutenção da secular celebração desta grandiosa festa da cidade e do concelho, como pela persistência de vários dos elementos profanos que originalmente a compunham foi assinalada com exposição de rua e sem as habituais multidões.

Com as limitações impostas pela pandemia do COVID 19, quanto a grandes ajuntamentos, o Município de Penafiel não quis deixar cair no esquecimento esta tradição secular, como já o fez em abril com as Endoenças, e criou formas alternativas para que todos possam celebrar e deixar viva a memória de tempos antigos.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “A festa do Corpo de Deus é uma das maiores tradições seculares de Penafiel. Apesar de todos os
constrangimentos provocados pelo COVID19, queremos criar soluções inovadoras e simbólicas para assinalar os nossos eventos seculares que são queridos aos Penafidelenses e à sua identidade enquanto povo. Foi assim com as Endoenças, em abril, e vai ser agora com o Corpo de Deus, também de forma especial. Penafiel orgulha-se de ser dos poucos territórios, que mesmo com a pandemia do COVID 19, conseguiu adaptar-se a esta situação sensível e não esqueceu as suas tradições e as suas origens.”
Em 2020 as festas da cidade tinham um programa especial e reforçado no âmbito dos 250 anos da cidade.

5- Penafiel com as melhores contas em mais de 20 anos!
Em mais de 20 anos são as melhores contas de sempre - Câmara Municipal reduz passivo pelo 3º ano consecutivo
Pagamentos em atraso com redução de 60%

A Câmara Municipal de Penafiel viu as contas de 2019 serem aprovadas, pela Assembleia Municipal, com indicadores muito positivos em todas as áreas, que comprovam a boa situação financeira do Município.

São de resto as melhores contas de sempre da autarquia, há mais de 20 anos, desde que existe o POCAL, ou seja o Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais, tendo encerrado o ano de 2019 com um resultado positivo na ordem dos 6,2 Milhões de euros.

A autarquia, liderada por Antonino de Sousa consegue pelo 3º ano consecutivo diminuir o seu passivo, tendo atingindo em 2019 uma redução na ordem dos 7,7 milhões de euros, face a 2018.

No que diz respeito a pagamentos de facturas (registadas a 31 dezembro de 2019) com mais de 90 dias, verificou-se uma redução de 60% quando comprado com 2018.

Mas os bons resultados não ficam por aqui, e o total das dívidas a terceiros – de curto, médio e longo prazo – diminuiu 30%, em comparação com o exercício de 2018. Nos dois últimos exercícios, entre 2017 e 2019, a dívida total da autarquia reduziu cerca de 44%. Já no que diz respeito ao valor da dívida a terceiros de curto prazo – dívida a fornecedores – desceu cerca de 6,2 milhões euros (-36,76%) face a 2018. Comparando os dois últimos exercícios, entre 2017 e 2019, registou-se uma diminuição de 51%.

O Município de Penafiel cumpriu os limites de endividamento previstos, por larga margem, tendo no final de 2019 uma margem utilizável de cerca de 6 milhões de euros, o que evidencia um bom percurso de gestão financeira.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa” estes resultados são a melhor resposta que poderíamos dar, com base numa gestão equilibrada e rigorosa, a quem passa meses a dizer que está tudo mal e vamos a ver os resultados dizem outra coisa. Mais importante ainda é que estes resultados financeiros e operacionais dão a Penafiel o conforto para enfrentar os tempos difíceis que se avizinham por força da pandemia, e permite executar os investimentos previstos no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, e ainda as obras planeadas para as nossas Freguesias.”

6-Captação de investimento | A Mercadona abriu no dia 15 de julho o seu supermercado de Penafiel, localizado junto ao Hospital Padre Américo. Penafiel foi a 13ª localidade portuguesa a receber um supermercado da Mercadona no país e a terceira loja da retalhista que abriu em 2020.

Este supermercado responde ao Modelo de Loja Eficiente que a empresa está a implementar em toda a sua cadeia, incluindo o Pronto a Comer, a secção de refeições já preparadas. Esta loja conta com uma superfície de vendas de 1.650 m2 e 145 lugares de estacionamento e cria 60 postos de trabalho.

Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, considera que é um "investimento importante não só para Penafiel, mas também para a região, quer pelo impacto financeiro, quer pela capacidade de criar e gerar emprego".

"São 60 postos de trabalho numa empresa que é conhecida por ter uma política de emprego muito responsável". 

7- Transporte escolar gratuito a todos os alunos que residem a mais de 2km da escola
A Câmara Municipal de Penafiel procedeu à assinatura dos protocolos de autonomia financeira com os agrupamentos de escola. O Presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, anunciou nesta cerimónia, o reforço nos apoios sociais no Plano de Transportes Escolares para o ano lectivo de 2020/2021.

Com esta nova medida, a Câmara Municipal passa a assegurar o transporte escolar gratuito a todos os alunos, do básico ao secundário, que residam a mais de 2 km da escola, num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros e que vai abranger cerca de 5000 alunos.

Recorde-se que no ano lectivo passado (2019/2020) a Câmara Municipal assegurou transporte a cerca de 3000 alunos, num investimento de aproximadamente 1 milhão de euros. A distância para atribuição de passe gratuito era de 4Km e os alunos do ensino secundário tinham de assegurar 50% do valor do passe.

Para Antonino de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, “Quero deixar uma palavra especial de agradecimento a todos os professores, educadores e auxiliares pelo trabalho fantástico e dedicado que desempenharam ao longo desta fase controversa provocada pela Pandemia. Quero também mostrar disponibilidade permanente para tudo que for surgindo. Esta decisão de alargar a atribuição do passe gratuito insere-se na política de apoio às famílias penafidelenses e foi antecipada devido à crise económica que a pandemia está a provocar, ao aumento de desemprego e à perda de rendimentos quer muitas famílias estão já a sentir.”

8- Câmara de Penafiel reconhecida pela Ordem dos Psicólogos

Câmara Municipal de Penafiel foi reconhecida, hoje, dia internacional do idoso, pela Ordem dos psicólogos com a atribuição do selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”, em função das políticas municipais, programas, planos estratégicos e práticas que demonstram um compromisso forte e efectivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.

Para o Presidente de Câmara, Antonino de Sousa “ A atribuição deste selo e deste reconhecimento do trabalho municipal é um orgulho mas também uma enorme responsabilidade, que aceitamos com todo o empenho, até por ser atribuída por uma respeitada ordem profissional, como é o caso da ordem dos psicólogos portugueses.”

A iniciativa, Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021 foi lançada antes da pandemia, e de acordo com a Ordem dos Psicólogos, “é ainda mais premente nesta altura, uma vez que reforça a necessidade de se perspectivar as Comunidades como contextos de vida de excelência para a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, com o objectivo de construir uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura, que promova o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos.”

9- Novela da SIC "Amor Amor" em Penafiel 

A nova novela do canal de televisão SIC, produzida pela SP Televisão, tem Penafiel como cenário e ponto central da história.

O território de Penafiel e o seu património estão presentes no desenrolar da história de toda a novela, que está a ser exibida em horário nobre no canal generalista SIC e tem sido lider de audiências desde a estreia com mais de 1 milhão de espectadores.

As personagens e os décors passam por Penafiel, que este ano comemora 250 anos de elevação a cidade, e que é a segunda cidade mais antiga do distrito do Porto.

Cenários como o centro da cidade de Penafiel, e um pouco por todo o concelho, fazem parte desta nova novela que conta com a participação de um elenco de luxo, entre eles os protagonistas, Joana Santos, Ricardo Pereira, Paulo Rocha e Maria João Bastos.

Figuram outros nomes como João Catarré, José Fidalgo, Luciana Abreu e Renato Godinho, entre outros. A novela é da autoria de Ana Casaca e começou a ser gravada em outubro, em Penafiel.

O projeto televisivo foi  aprovado por unanimidade e reunião de câmara, e para o Presidente do Município, Antonino de Sousa “trata-se de uma oportunidade única, numa fase tão difícil como a que estamos a viver de conseguirmos ao longo de meses projectar Penafiel, servindo também como forma de projectar o turismo e comércio local. O apoio municipal é diminuto face ao orçamento global da novela e será repartido com entidades privadas do concelho, precisamente com o objectivo de potenciar o território em termos de turismo, de visitas e de exposição mediática ao longo de meses.”

10-Penafiel- Município amigo das Famílias 

Pela quinta vez consecutiva, Penafiel recebe o estatuto de “Município Amigo das Famílias”, sendo que, desde de 2018, o galardão é atribuído com a distinção acrescida “bandeira com palma”, que simboliza o facto de a autarquia penafidelense ser premiada há mais de três anos consecutivos.

Este ano, na atribuição das distinções, o Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis (OAFR) avaliou, especialmente, as medidas implementadas no âmbito do apoio à “maternidade e paternidade”; às “famílias com necessidades especiais”; ao acesso a “serviços básicos”; à “educação e formação”; à “habitação e urbanismo”; aos “transportes”; “saúde”; “cultura, desporto lazer e tempo livre”; entre outros.

De recordar que, em Penafiel, a Câmara Municipal assegurou o transporte escolar gratuito a todos os alunos que residem a mais de 2km da escola. Além disso, atendendo ao momento atual, o Município aumentou em 20% o apoio financeiro anual dado às associações do concelho. De salientar ainda que a Câmara Municipal de Penafiel foi reconhecida recentemente, em outubro, pela Ordem dos psicólogos com a atribuição do selo “Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021”, em função das políticas municipais, programas, planos estratégicos e práticas que demonstram um compromisso forte e efectivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “Penafiel está a fazer um caminho de afirmação no panorama nacional como um Município pioneiro na adoção de políticas sociais que beneficiam os concidadãos e tem sido reconhecido por isso através destes galardões. Esta é, sem dúvida, uma distinção que muito nos orgulha, ainda mais por recebermos a “bandeira com palma”, que significa que, ano após ano, temos tido a especial atenção em melhorar a qualidade de vida das nossas famílias. Mas também é uma atribuição que carrega em si muita responsabilidade – para continuarmos a fazer mais e melhor por todos os penafidelenses sem exceção e nos mantermos atentos às suas necessidades. “

O Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis (OAFR) é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), em parceria com Instituto da Segurança Social, que acompanha, reconhece e divulga a tomada de medidas que criam, sobretudo “condições para que as famílias portuguesas fiquem nos sítios onde querem viver, onde se sintam felizes e confortáveis e onde tenham qualidade de vida”.

11- Apoio Extraordinário de 20% às coletividades

Em ano de pandemia e fazendo jus às várias medidas que a autarquia tem vindo a implementar para minimizar o impacto da pandemia junto de famílias, empresas e instituições de Penafiel e tendo em conta o papel fundamental que as associações – culturais, recreativas, desportivas e sociais – desempenham no desenvolvimento do concelho, o Município de entendeu reforçar a ajuda financeira a estas instituições.

Trata-se de um apoio extraordinário de 20% do respetivo subsídio anual, que se traduz num limite máximo de 1000 euros e mínimo de 200 euros.

 “Temos de estar presentes não apenas nos bons, mas especialmente nos maus momentos. Seja no desporto, na cultura, ou na área social, o associativismo tem sido um parceiro sempre presente nas dinâmicas municipais e na promoção da qualidade vida dos penafidelenses. Esta é mais uma forma de mostrarmos que estamos ao lado daqueles que tanto fazem pela comunidade penafidelense.“.

12- Penafiel entrega valor do fogo de artifício de ano novo aos Bombeiros 
 Depois de ter anunciado o cancelamento do habitual programa de passagem de ano e consequente fogo de artifício devido ao atual momento pandémico, o Município de Penafiel vai canalizar essa verba para apoiar as três corporações de bombeiros do concelho. 

Assim, cerca de 10 mil euros, que seriam destinados à sessão de fogo de artifício, foram entregues aos Bombeiros Voluntários de Penafiel, Paço de Sousa e de Entre os Rios. Esta é uma medida solidária para apoiar de forma direta os soldados da paz que, caso houvessem foguetes, estariam a zelar pela segurança e bem-estar de todos. 

Para o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, “Em Penafiel os bombeiros são valorizados e apoiados pela Câmara Municipal. Agradecemos e reconhecemos o papel importantíssimo que têm na nossa comunidade e estamos ao lado deles nas suas lutas e atentos às suas fragilidades. A pandemia tem sido particularmente difícil para os soldados da paz e, conscientes disso, já adotamos várias medidas para os apoiar. Este valor significa apenas mais um pouco de oxigénio para as nossas 3 corporações.” 

Comentários